Domínio de Camarões (.cm) é um dos mais perigosos da web
Camarões (.cm), na África, superou Hong Kong (.hk) como o domínio mais arriscado da web, de acordo com o terceiro relatório anual da empresa de softwares McAfee "Mapeando os perigos da web - os domínios mais perigosos do mundo". No extremo oposto, o domínio do Japão (.jp) é considerado o mais seguro, ficando entre os cinco mais seguros pelo segundo ano consecutivo. O Brasil ocupa a posição 70, com 1,8% de domínios que levam a downloads perigosos.
» O 'lado negro' da internet cresce cada vez mais
» Domínio "brazil.com" é vendido por mais de US$ 500 mil /a>
Camarões, pequeno país africano que faz fronteira com a Nigéria, saltou para o primeiro lugar neste ano, com 36,7% dos domínios .cm representando riscos à segurança, mas nem sequer entrou na lista no ano passado. Como o domínio .cm representa um erro de digitação comum de quem pretende acessar o domínio .com, muitos cibercriminosos criam sites falsos que se aproveitam desses erros e levam a downloads mal-intencionados (conhecidos como typo-squatting), de spyware, adware e outros programas indesejados.
Segundo a pesquisa, o domínio da web com maior volume de tráfego do mundo, "comercial" (.com), saltou do nono para o segundo mais perigoso. O estudo também indica que os sites registrados nos domínios da internet da Ásia-Pacífico são consideravelmente mais arriscados do que todo o resto: 13% deles representam ameaça. Essa região contém tanto o segundo domínio mais arriscado (o da República Popular da China (.cn)), quanto o domínio mais seguro (Japão).
Dos 27 milhões de sites e 104 domínios de nível superior avaliados pela McAfee para este relatório, 5,8% representam riscos à segurança - ou seja, são mais de 1,5 milhões de sites arriscados. A Irlanda (.ie) é o domínio da web mais seguro da Europa, com apenas 1% de sites arriscados.
"Este relatório destaca a velocidade com que os cibercriminosos mudam suas táticas para enganar o maior número de vítimas e evitar serem descobertos. No ano passado, Hong Kong foi o domínio mais arriscado e, neste ano, sua segurança melhorou muito", diz Mike Gallagher, diretor de tecnologia do McAfee Labs. "Os alvos dos cibercriminosos são regiões onde o registro de sites é barato e prático e onde eles correm menos risco de serem descobertos", explica o executivo.
Após medidas rigorosas dos gestores de domínios de .hk para impor restrições aos registros relacionados a golpes no ano passado, Hong Kong caiu 33 posições, do domínio mais arriscado em 2008 para o 34º mais arriscado em 2009. Agora, apenas 1,1% dos sites de .hk representam risco, enquanto que, no ano passado, a proporção era de um site .hk arriscado a cada cinco.
Entre os domínios de países, República Popular da China (.cn) e Samoa Ocidental (.ws) estão entre os cinco mais perigosos nos últimos dois anos.