PUBLICIDADE

Internet se divide sobre horário de verão após enquete de Lula; veja respostas

Presidente eleito perguntou aos internautas sobre uma possível volta de verão; 66,2% responderam que sim

10 nov 2022 - 11h23
Compartilhar
Exibir comentários
Lula quer saber o que seus eleitores pensam sobre o horário de verão
Lula quer saber o que seus eleitores pensam sobre o horário de verão
Foto: Poder360

Uma enquete feita por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recém-eleito presidente da República, em seu Twitter, tem causado mobilização entre os usuários do Twitter desde o início da semana. Na segunda-feira, 7, Lula perguntou a seus seguidores o que eles achavam de uma eventual volta do horário de verão, e, até o momento, já recebeu mais de 2,3 milhões de respostas.

O horário de verão foi extinto em abril de 2019, por iniciativa do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Esta política tem como objetivo aproveitar melhor a luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo entre 18 e 20 horas.

Na ocasião da extinção, Bolsonaro afirmou que mudanças no padrão de consumo na população tornaram a medida desnecessária – o que, aparentemente, não é o que pensam os internautas na enquete de Lula, que teve 66,2% de respostas favoráveis à volta do horário de verão.

Nem mesmo a futura primeira dama Rosângela da Silva, a Janja, ficou de fora da torcida.

Entre os 33,8% contrários à medida, surgem reclamações sobre acordar quando ainda é noite.

Alguns comentários sobre mudanças ocorridas nos últimos anos também entraram na esteira de reclamações e sugestões ao novo presidente.

O horário de verão fez sua estreia no Brasil em 1931 e durou até março de 1932. Nos anos seguintes, a política foi adotada entre 1949 e 1953; 1963 e 1968; e, por fim, entre 1985 e 2019.

Após toda a movimentação, a assessoria de imprensa de Lula precisou ir a público para especificar que a enquete se tratava de uma simples interação com os internautas, tendo caráter somente “indicativo”, esfriando expectativas dos mais saudosos com o horário de verão.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade