Internauta encontra computadores antigos no porão da casa dos avós, que datam da década de 1950 e parecem máquinas de lavar
Quando falamos de computadores antigos, geralmente nos referimos a PCs da década de 1990 Em comparação, porém, estes aqui datam de muito tempo atrás e são gigantescos
5 jul
2025
- 16h13
(atualizado em 5/7/2025 às 11h19)
Exibir comentários
Para a maioria das pessoas, um "PC antigo" provavelmente se parece com os de hoje, só que em um gabinete torre maior, bege-acinzentado. Ao conectar-se à internet, ele emite bipes e chiados pelo modem. Neste caso, porém, tudo é completamente diferente. Estamos falando de algo tão antigo que tem o tamanho de um freezer.
Você provavelmente nunca viu computadores tão antigos quanto estes encontrados por netos no porão dos avós
A questão é a seguinte: no porão dos avós, pode-se encontrar todo tipo de tesouro. No entanto, esta descoberta é realmente especial, pois é extremamente rara. Por isso, o neto ficou impressionado ao descobrir computadores verdadeiramente antigos.
Abaixo, você encontrará os detalhes e algumas curiosidades sobre eles:
- Librascope LGP-30: Com pelo menos 66 anos, foi lançado em 1955 e, segundo informações, apenas 45 unidades foram entregues na Europa. Na época, a calculadora de tambor magnético custava o equivalente, considerando os valores atuais ajustados pela inflação, a aproximadamente 387.970 euros (mais de R$ 2,4 milhões) — o que ainda era considerado barato para um computador desse tipo (via t-lcarchive). Pesava impressionantes 362 quilos, tinha um metro de largura e vinha com o equivalente a 15,8 KB de espaço de armazenamento.
- Flexowriter: O que parece uma máquina de escrever era um tipo de dispositivo de entrada para máquinas de calcular, um precursor do teclado, por assim dizer.
- Máquinas PDP-8/e: Os chamados minicomputadores de 12 bits ...
Matérias relacionadas
O personagem que já parecia real no PS3 agora está inacreditável no PS5