Inteligência artificial de supermercado sugeriu que clientes bebessem alvejante
Bot foi criado para gerar receitas com restos de ingredientes na despensa e na geladeira
Em uma tentativa inovadora de ajudar os consumidores a aproveitarem ao máximo seus restos de comida, a rede de supermercados Pak'nSave, na Nova Zelândia, lançou recentemente o "Meal-bot", um bot de inteligência artificial (AI) destinado a sugerir receitas com base nos ingredientes disponíveis.
O problema é que, o que deveria ser uma solução culinária revolucionária rapidamente se transformou em um turbilhão de misturas estranhas e perigosas, como beber alvejante, levantando preocupações entre os clientes.
Após seu lançamento em junho, os usuários compartilharam nas mídias sociais as ideias hilárias e outras preocupantes - incluindo receitas de "gás cloramina" (cloro), "felicidade do metanol" e uma "delícia de geléia de formiga" feita com geléia com sabor de veneno de formiga.
Receitas perigosas
No X, antigo Twitter, um usuário compartilhou uma captura de tela de uma receita de sanduíche de pão venenoso.
"Espalhe uma quantidade generosa de geléia com sabor de veneno de formiga em uma fatia de pão", diziam as instruções.
"Coloque a outra fatia de pão por cima para criar um sanduíche". "Sirva com um copo de água para diluir os sabores tóxicos."
If at least kinda warns me about it... pic.twitter.com/iYYtFdqLO2
— Eric Crampton (@EricCrampton) August 4, 2023
Segundo o The Guardian, outra receita era chamada de "mistura de água aromática", e sugeria para o usuário usar gás cloro. O bot descreveu a receita como "a bebida não alcoólica perfeita para saciar sua sede e refrescar seus sentidos".
Um porta-voz da rede de supermercados disse ao Guardian que ficou desapontado ao ver que "uma pequena minoria tentou usar a ferramenta de forma inadequada e não para o propósito pretendido".
Em um comunicado, a empresa disse que está "ajustando" o bot para garantir que seja seguro e útil de usar.