Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

IA fecha contrato sem humanos envolvidos pela primeira vez

Sistema destaca cláusulas que não estão de acordo em vermelho e depois sugere algo mais adequado de acordo com o perfil de cada empresa

8 nov 2023 - 11h07
Compartilhar
Exibir comentários
Sistema de IA é capaz de fechar contrato de forma autônoma, sem ajuda de humanos
Sistema de IA é capaz de fechar contrato de forma autônoma, sem ajuda de humanos
Foto: freepik

A empresa britânica de inteligência artificial (IA), Luminance, está dando um passo tecnológico no mercado jurídico com o Autopilot

  • O sistema de IA, baseado em modelos de linguagem proprietários, tem capacidade de condução de negociações de contratos de forma autônoma;
  • Seu principal objetivo é simplificar e agilizar os processos legais, poupando os advogados de tarefas burocráticas rotineiras.

Em uma entrevista à CNBC, os representantes da companhia, liderados por Eleanor Lightbody, explicaram que o Autopilot é capaz de gerenciar todo o ciclo de vida de um contrato, desde sua criação no Word até a negociação de cláusulas e a coleta de assinaturas digitais via DocuSign, tudo sob a supervisão da IA.

Além disso, o sistema é treinado para compreender as particularidades de cada negócio. Comparado ao Lumi, um chatbot semelhante ao ChatGPT da Luminance que atua como assistente jurídico interativo, o Autopilot é mais avançado.

Inteligência Artificial transforma Seu Madruga em outros personagens! Inteligência Artificial transforma Seu Madruga em outros personagens!

Enquanto o Lumi ajuda a identificar pontos críticos nos contratos, o Autopilot pode agir de forma independente, embora sempre com a opção de intervenção humana para revisar as etapas e alterações realizadas pela IA.

Testes

Em um dos testes realizados pela Luminance, as negociadoras de IA colaboraram na elaboração de um acordo de não divulgação (NDA), com o sistema inteligente ajustando automaticamente os termos de acordo com as políticas da empresa.

A disputa era entre o consultor jurídico geral da Luminance e da empresa de pesquisa ProSapiente.

O software destaca as cláusulas controversas em vermelho - que são então alteradas para algo mais adequado, e a IA mantém um registro das alterações feitas ao longo de seu progresso. 

O sistema leva em consideração as preferências das empresas sobre como normalmente negociam contratos, explicou a empresa à CNBC. Embora a novidade seja disputada, a Luminance não revelou quanto custa comprar seu software.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade