HDMI vs. DisplayPort: por que nenhuma TV tem a porta que os jogadores de PC tanto valorizam?
TVs são telas; monitores são telas, mas por que as TVs usam um padrão diferente?
Há algumas coisas em que raramente pensamos: por que o céu é azul, ou por que TVs usam HDMI como entrada para sinais de vídeo e áudio, por exemplo. Segundo verificação feita pela Geizhals, cerca de 3 mil modelos, nenhuma TV possui DisplayPort.
Este artigo compara os dois padrões e responde à pergunta de por que o DisplayPort está presenteapenas em monitores.
HDMI vs. DisplayPort: Especificações
Abaixo, resumimos os dados mais importantes sobre ambos os padrões. Deixaremos o DisplayPort 2.1 de fora por enquanto, pois existem poucos monitores com esse padrão até o momento.
Todos os dados são do site Rtings.
HDMI vs. DisplayPort: Recursos
Transporte Multi-Stream (MST)
O MST permite que várias telas sejam conectadas em cadeia via DisplayPort, o que também é conhecido como encadeamento em série. Embora a largura de banda total não deva exceder a largura de banda máxima da porta utilizada, teoricamente é possível executar até 63 telas separadas em uma única porta.
O HDMI não permite isso, mas você pode simular o encadeamento usando um adaptador DisplayPort para HDMI em uma fonte com DisplayPort.
Taxa de Atualização Variável (VRR)
A VRR reduz o efeito tearing na tela e funciona tanto via DisplayPort quanto HDMI. No entanto, pelo menos o HDMI 2.1 é uma boa escolha, caso contrário, a largura de banda pode não ser grande o suficiente. No entanto, há exceções: o FreeSync Premium, disponível em algumas TVs, também funciona via HDMI 2.0.
Com o HDMI 2.1, as TVs também suportam VRR e ...
Matérias relacionadas