PUBLICIDADE

Venda de PCs tem queda global de 11% no trimestre

10 jul 2013 - 19h15
(atualizado às 19h19)
Compartilhar
Exibir comentários

As vendas globais de computadores pessoais caíram 10,9% no segundo trimestre do ano, a quinta queda trimestral consecutiva, segundo um relatório da consultoria Gartner divulgado nesta quarta-feira. O mercado de PCs vem sendo afetado pela popularidade dos tablets

Marcando a maior queda na história da indústria de PCs, a americana Hewlett-Packard perdeu terreno para a chinesa Lenovo, agora fabricante de computadores pessoais líder mundial, com uma fatia de 16,7% do mercado.

Também nesta quarta-feira, a empresa de pesquisa IDC informou que os embarques de PCs caíram 11,4% no segundo trimestre, um pouco melhor do que o esperado. "Com o crescimento no segundo trimestre para fechar a previsão, ainda estamos à procura de alguma melhoria no crescimento durante o segundo semestre do ano", disse analista Jay Chou disse no relatório do IDC.

Os fabricantes de computadores venderam 76 milhões de computadores no trimestre encerrado em junho, em comparação com 85,3 milhões no mesmo trimestre do ano passado, segundo a Gartner.

No Brasil, o número de computadores vendidos no primeiro trimestre deste ano foi 10% menor na comparação com o mesmo período de 2012, segundo dados divulgados pela consultoria de mercado IDC em junho. Foram vendidos 3,4 milhões de computadores no Brasil no período. A queda foi mais acentuada na venda de desktops, uma diminuição de 11%, enquanto os notebooks apresentaram uma queda de 9%. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade