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Hardware e Software

Sistema projeta trajetória da bola para ajudar jogador de sinuca

Pool Live Aid localiza a posição da bola, o ângulo do taco e os limites da mesa projetar trajetória na mesa e guiar o jogador

21 mar 2013 - 08h35
(atualizado às 08h42)
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Sistema foi criado pelos estudantes portugueses Ricardo Alves e Luis Santos
Sistema foi criado pelos estudantes portugueses Ricardo Alves e Luis Santos
Foto: Divulgação

Dois estudantes portugueses criaram uma ferramenta simples que promete dar uma mãozinha para quem precisa de ajuda na sinuca: eles bolaram um sistema que calcula a trajetória da bola de acordo com a posição do taco, tentando prever como terminará a jogada. Um vídeo que mostra o sistema em ação virou hit no YouTube, contabilizando mais de 1,3 milhão de acessos em menos de três semanas.

Sistema projeta trajetória da bola e ajuda na sinuca:

"A trajetória da bola é calculada através da detecção das bolas e do taco. Extraímos essa informação da imagem e usamos as leis físicas conhecidas para prever a trajetória, não contabilizando efeitos, pelo menos por agora", afirmou ao Terra o estudante de Mestrado da em Engenharia Elétrica e Eletrónica da Universidade do Algarve, Ricardo Alves, 21 anos. O projeto foi desenvolvido ao lado do colega Luis Sousa, 23 anos, para a disciplina de Visão Computacional.

Para que o sistema, chamado de Pool Live Aid, funcione, basta um projetor e uma webcam localizados acima da mesa e ligados a um computador. Esse sistema localiza a posição da bola, o ângulo do taco e os limites da mesa para fazer o cálculo da trajetória, que é projetada na mesa para guiar o jogador. Segundo os estudantes, a ideia era criar um sistema em que os custos fossem o mais baixo possível.

Sistema localiza a posição da bola, o ângulo do taco e os limites da mesa para fazer o cálculo da trajetória, que é projetada na mesa para guiar o jogador
Sistema localiza a posição da bola, o ângulo do taco e os limites da mesa para fazer o cálculo da trajetória, que é projetada na mesa para guiar o jogador
Foto: Divulgação

O projeto, no entanto, ainda está inacabado, afirma o estudante português. "A ideia era implementar algumas funcionalidades. Queríamos implementar menus de realidade aumentada, permitindo ao utilizador mais experiente poder também usufruir do sistema, conseguindo melhorar jogadas e perceber melhor onde falhou", disse Ricardo.

Eles trabalham ainda para resolver alguns erros relacionados à trajetória da bola. "Se, por exemplo, uma bola for detectada dois pixels para o lado, a tabela outros dois e o taco outros dois, o erro acaba por se propagar ao longo da trajetória", disse.

O trabalho, que começou apenas como um projeto acadêmico, pode se tornar comercial, tamanho o sucesso que fez na internet. "Inicialmente, nós não estávamos pensando em comercializar o nosso projeto. Devido ao feedback que tivemos, tudo dependerá do resultado final. Se for ao encontro da expectativa do consumidor final, tentaremos fazer o possível para comercializar", disse o estudante.

Fonte: Terra
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