Antena do tamanho de semente pode acelerar Wi-Fi em 200 vezes
Pesquisadores do Instituto de Microeletrônica de Cingapura (IME) desenvolveram uma antena do tamanho de uma semente de gergelim e capaz de aumentar em 200 vezes a velocidade do Wi-Fi, suportando uma velocidade de até 20 Gbps. Segundo os cientistas, a antena pode suportar uma intensidade de sinal até 30 vezes mais forte.
A inovação vai ajudar a criar um sistema de comunicação sem fio menor e quase dois terços mais barato do que uma antena convencional. Para o diretor-executivo do IME, professor Dim-Lee Kwong, o projeto vai gerar grande interesse comercial.
"A tecnologia de antena 135 GHz baseada em silício e a arquitetura proposta em 3D tem potencial comercial imenso, uma vez que combina forma com função que pode ser realizada com uma infra-estrutura padrão de produção em massa. Essas características tornam a nossa tecnologia extremamente atraente para os desenvolvedores de produtos que estão à procura de capturar mercados emergentes em ondas milimétricas aplicações", afirmou o professsor em comunicado.