Há 60 anos perdemos de vista um dos poucos mamíferos que põem ovos; agora os redescobrimos
O esquivo animal foi registrado pelas câmeras da expedição Cíclope, localizada na cordilheira montanhosa de mesmo nome
Milhares de espécies animais perdidas. Algumas dessas espécies são dadas como extintas, enquanto outras permanecem em uma espécie de limbo evolutivo, um "não sabe/não responde". De vez em quando, uma dessas espécies ressurge, sendo redescoberta por exploradores. É o caso de um dos mamíferos mais estranhos conhecidos.
60 anos no limbo
Um grupo de exploradores redescobriu a espécie conhecida como zagloso de Sir David (Zaglossus attenboroughi), também chamada de equidna de focinho longo de Attenborough ou das Montanhas Ciclopes. Este animal, com tantos nomes (dois deles em homenagem ao naturalista David Attenborough), foi registrado pelas câmeras da expedição nos bosques da província de Papua, na Indonésia.
Sinais prévios
Os especialistas já tinham indícios de que a espécie, embora ameaçada, não havia sido completamente extinta. Especificamente, eles encontraram buracos escavados pelo focinho do animal. Esses mamíferos possuem focinhos alongados como bicos e são cobertos por espinhos, semelhantes aos de ouriços e porcos-espinhos.
Agora, os biólogos possuem evidências concretas da sobrevivência dessa espécie pela primeira vez em 62 anos. O último exemplar conhecido está preservado em um museu nos Países Baixos, e foi graças a esse espécime que o zagloso de Sir David foi classificado como uma espécie própria.
Os zaglosos
O zagloso de Sir David é um mamífero da família dos equidnas, da qual apenas quatro espécies são conhecidas, sendo três delas zaglosos. Estima-se que essas ...
Matérias relacionadas
Na busca por novos metamateriais chegamos ao impensável: um capaz de contar até 10
A NASA fez as contas: a China pode desacelerar a rotação da Terra
Nova corrida armamentista começou: a disputa é entre EUA, Rússia e... China