Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guru de IA da Google prevê união de homem e máquina em 20 anos

10 nov 2017 - 18h51
Compartilhar
Exibir comentários

Em duas décadas, humanos e máquinas acabarão se fundindo em um só ser. A previsão é de Ray Kurzweil, o guru de inteligência artificial da Google, que falou a respeito na semana passada durante uma palestra. Para o especialista em IA, o momento em que vivemos hoje é o melhor que nossa espécie já teve, contando com três bilhões de usuários de smartphones globalmente falando.

homem e robô
homem e robô
Foto: Canaltech

Há quem acredite que o avanço das inteligências artificiais acabarão causando uma Terceira Guerra Mundial, como é o caso de grandes nomes como Elon Musk e Stephen Hawking, que temem pelo futuro de nossa espécie. Mas Kurzweil se mostrou mais otimista com relação ao nosso futuro, contando com a tecnologia para nosso aprimoramento, e não causando a nossa destruição.

Ele crê que a humanidade se tornará cada vez menos biológica, e cada vez mais tecnológica, sendo que o próximo passo de nossa evolução enquanto espécie será a implementação interna de tecnologias. E um híbrido de humano com robô não será uma máquina metálica, nos moldes dos filmes de ficção científica: Kurzweil imagina que nós acabaremos nos tornando "androides" com a implantação de chips em nossos cérebros para que nos comuniquemos e acessemos a internet, por exemplo, abandonando os dispositivos físicos, como os smartphones.

Ainda, Kursweil acredita que os robôs-médicos serão capazes de acessar nosso cérebro, conectando nosso córtex a uma nuvem inteligente até o ano de 2029. Isso faria com que nossas mentes ficassem disponíveis na internet, e, apesar de parecer altamente improvável que isso se torne realidade dentro de tão pouco tempo, as previsões do guru da Google não costumam se mostrar incorretas. Centenas de suas previsões passadas se concretizaram, e seus admiradores dizem que ele está correto em mais de 90% do tempo.

E aí, você acredita que a evolução da inteligência artificial tornará possível essa união de homem e máquina nas próximas décadas, a ponto de nos tornarmos uma nova espécie? Ou será que Kurzweil está "viajando na maionese"?

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade