PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Google Authenticator desiste de ocultar códigos de segurança por padrão

Mudança implementada semanas atrás, a proteção visual sobre os PINs rotativos do app exigia o toque manual do usuário para serem revelados

18 jul 2022 - 14h30
(atualizado às 15h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google Authenticator voltou a exibir códigos temporários logo que o app é aberto, relatam usuários nesta segunda (18). Semanas atrás, o aplicativo iniciou testes com uma interface mais segura, em que ocultava todas as sequências de verificação de duas etapas por padrão até o toque do usuário.

Foto: Google / Canaltech

Quando adicionada, a nova interface do Google Authenticator substituía todos os códigos vinculados por um bloco de texto "Toque para revelar PIN". Apesar de simples, o recurso incrementava a segurança do aplicativo contra bisbilhoteiros e, possivelmente, malwares gravadores de tela.

Considerando o recuo, provavelmente a novidade não foi tão eficiente quanto o Google gostaria — ou não foi bem recebida pela base de usuários. Talvez, o excesso de informações na tela tenha sido um dos fatores. Este mesmo recurso não chegou a ser distribuído para o programa de iOS.

É mais frágil, mas é prático

Sendo assim, os PINs de verificação de duas etapas de todos os aplicativos aparecem de primeira no Authenticator. A segurança contra enxeridos está mais fraca, mas a consulta aos códigos foi simplificada.

Nada garante que o Google não esteja preparando outra função de proteção — contudo, não há detalhes sobre isso. Por enquanto, resta aguardar por mais atualizações.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade