EUA aprovam envio de equipamentos de fabricação de chips de Samsung e SK Hynix para China em 2026, dizem fontes
O governo dos Estados Unidos concedeu uma licença anual à Samsung Electronics e à SK Hynix para levar equipamentos de fabricação de chips para suas instalações na China para 2026, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto na terça-feira.
A aprovação é um alívio temporário para as empresas sul-coreanas e segue uma decisão dos EUA neste ano de revogar as isenções de licença concedidas a algumas empresas de tecnologia.
Uma das fontes disse que Washington introduziu o sistema de aprovação anual para as exportações de ferramentas de fabricação de chips para a China.
Samsung, SK Hynix e TSMC se beneficiaram com isenções das restrições abrangentes de Washington sobre as exportações relacionadas a chips para a China. Mas o privilégio conhecido como status de usuário final validado terminará em 31 de dezembro, o que significa que as remessas de ferramentas norte-americanas de fabricação de chips para suas fábricas na China após essa data exigirão licenças de exportação dos EUA.
Samsung e SK Hynix não quiseram comentar, enquanto a TSMC não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários. O Departamento de Comércio dos EUA não estava imediatamente disponível para comentários fora do horário comercial.
Com o objetivo de limitar o acesso da China à tecnologia norte-americana avançada, o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, está reexaminando os controles de exportação que considerava muito flexíveis durante o governo Biden.
A Samsung Electronics, maior fabricante de chips de memória do mundo, e a SK Hynix, a segunda colocada, consideram a China como uma de suas principais bases de produção, especialmente para chips de memória tradicionais, cujos preços têm subido devido à demanda dos centros de dados de IA e à escassez de suprimentos.