Estudo da IBM mostra quantas empresas no Brasil já usam inteligência artificial
Relatório do IBM aponta que o uso de IA cresceu globalmente após a pandemia - 41% das empresas no Brasil já aderiram ativamente à tecnologia
Uma nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM revelou que a adoção global de Inteligência Artificial (IA) cresceu de forma constante ao redor do mundo. No Brasil, 41% das empresas implementaram ativamente a tecnologia.
- 6 maneiras de usar a Inteligência Artificial no Marketing e na Publicidade
- O uso de IA em empresas cresce para 13%, com destaque para grandes corporativas
Os dados do estudo, chamado "Global AI Adoption Index 2022", demonstram que o crescimento na adoção da tecnologia ocorre à medida que as empresas emergem dos desafios causados pela pandemia de covid-19. Dessa forma, investem na transformação digital enquanto enfrentam a escassez de talentos e habilidades.
No Brasil, o uso da IA nos negócios foi impulsionado por: avanços que tornam a IA mais acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).
Principais usos da inteligência artificial no Brasil
Atualmente no Brasil, 41% das empresas relatam utilizar IA em suas operações comerciais, enquanto 34% dizem já estar explorando o seu uso - em que 73% dos profissionais de TI demonstram ter acelerado seus investimentos e implantação da tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% indicam que a empresa tem planos de investir na adoção de IA através de incorporação em processos e aplicativos.
Dentre os usos principais da IA no Brasil, os profissionais de TI relatam:
- 44% utilizam para a detecção de segurança/ameaças;
- 44% conversação;
- 30% marketing e vendas
- 30% operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos e manter o desempenho dos aplicativos, enquanto tornam a alocação de recursos mais eficiente.
O relatório do IBM traz ainda de maneira exclusiva informações sobre o uso da IA para iniciativas de sustentabilidade. No Brasil, 66% dos profissionais de TI indicaram que sua empresa está implementando IA, ou tem planos de fazer, para acelerar suas iniciativas ESG.
Principais barreiras para a adoção da inteligência artificial no Brasil
Segundo a pesquisa, as principais barreiras para a adoção de IA nas empresas brasileiras são:
- 29% - preços altos;
- 20% - complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA;
- 17% - complexidade de dados;
- 17% - habilidades de IA limitadas, experiência ou conhecimento.
A empresa diz que está ajudando a quebrar essas barreiras e levar os benefícios dessa tecnologia para mais pessoas e organizações. O IBM Research oferece informações inovadoras, para serem utilizadas na criação novos recursos, enquanto a IBM Consulting que traz conhecimento em tecnologia, indústria e design de processos para cocriar soluções em IA.
Trending no Canaltech:
- São Paulo x Independiente Del Valle | Onde assistir à final da Sul-Americana?
- Exercício simples acelera o metabolismo e queima gordura enquanto você trabalha
- PayPal volta a oferecer cupons de R$ 50 e R$ 25; saiba como resgatar
- As 10 cenas de game over mais brutais dos games
- Rajada rápida de rádio em outra galáxia é uma das mais estranhas já vistas