Estados Unidos pode bloquear o GPS no Brasil?
Entenda como funciona o GPS, por que o bloqueio seria improvável e o que está por trás das tensões entre Brasil e EUA
O clima diplomático entre Estados Unidos e Brasil não está nada amigável desde que o presidente Donald Trump anunciou a taxação de todos os produtos importados brasileiros em 50%. Agora, a tensão esquentou ainda mais após nova ameaça do presidente norte-americano: o bloqueio do GPS no Brasil. Criado originalmente para fins militares no final do século 20, o Sistema de Posicionamento Global (GPS) é muito utilizado por civis para geolocalização. Mas, afinal, seria tecnicamente possível restringir o funcionamento do GPS no país? E quais seriam as consequências? Entenda como o sistema funciona e os impactos dessa ameaça.
Estados Unidos pode bloquear o GPS no Brasil?
Uma polêmica tomou conta das redes sociais no fim de semana. De acordo com informações divulgadas pela Folha de São Paulo, aliados de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, afirmaram que membros do Departamento de Estado dos Estados Unidos estão cogitando impor novas sanções ao Brasil, como o bloqueio do uso de satélites e do sistema de GPS. Mas será que isso é possível?
O GPS é um sistema que envia sinais diretamente dos satélites para dispositivos ao redor do mundo, de maneira aberta e unidirecional. Por essa razão, o comentarista de tecnologia Pedro Doria acredita ser quase impossível o bloqueio do sistema, um "feito de engenharia inimaginável".
"É possível bloquear o sinal de GPS apenas em uma área de 12 km². O Brasil tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Então, seria muito trabalho ficar fazendo isso, ...Matérias relacionadas
Mil anos antes da perfuração do primeiro poço de gás moderno, a China já extraía com tubos de bambu
Jogador descobre função em Baldur's Gate 3 depois de 70 horas e facilita a vida de muita gente
Cinco pontos da filosofia espartana para aplicar no dia a dia