Espelho mágico reproduz maquiagem em tempo real
Um espelho que simula a maquiagem no rosto das mulheres. Parece improvável, mas a ideia fez parte de uma ação de divulgação da linha Natura Una. Ao reunir a tecnologia Kinect de sensor de movimentos, um espelho com película touchscreen e um software com detector facial, a invenção permite simular a maquiagem em 3D, acompanhando o movimento da pessoa e reproduzindo o look escolhido sobre a face em tempo real.
A intervenção ocorreu em um restaurante, surpreendendo as mulheres que foram até o banheiro retocar o batom. O espelho mágico foi construído com uma TV LCD de 42 polegadas de alta definição e uma câmera com tecnologia Kinect, que capta os movimentos da pessoa que está posicionada em frente a ela e reproduz na tela. Para a escolhe dos produtos, o espelho foi finalizado com uma película touchscreen importada da Alemanha.
"O Kinect faz uma reconstrução suficiente para ter a localização da pessoa ou do objeto e fazer uma leitura em 3D do ambiente", explica o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Osório. Câmeras comuns, segundo o professor, não seriam capazes de reproduzir uma imagem com profundidade e riqueza em detalhes, uma vez que captam apenas duas dimensões. "Trabalhar uma imagem plana seria difícil. A gente sempre busca imersão, e isso começa com a mistura do ambiente virtual com o ambiente real", avalia.
Ponta do dedo simula um pincel
Ao detectar a presença de alguém, a tela espelhada exibe uma mensagem que convida a mulher a testar a maquiagem. A simulação começa quando ela toca no espelho, e a película substitui o reflexo pela imagem capturada pela câmera. A diferença notada na transição é pequena. Durante a simulação, o software - desenvolvido especialmente para esse projeto - exibe o rosto da mulher e reproduz os produtos sobre a pele, conforme as escolhas da usuária. Para se maquiar, basta simular os movimentos do pincel usando o dedo.
A agência IDTBWA coordenou o desenvolvimento da ação, que ocorreu entre julho e agosto deste ano, no banheiro feminino do restaurante Ici Bistrô, em São Paulo. Segundo o sócio-fundador e diretor geral de criação, Domênico Massareto, a calibragem de cor foi muito precisa, para garantir que os produtos fossem apresentados de maneira fiel. Na etapa de testes, um técnico em maquiagem ajudou a efetuar os ajustes.
"Queríamos criar uma surpresa no lugar onde normalmente as mulheres vão para retocar a maquiagem, onde elas estão pensando no assunto", explica. A avaliação positiva do resultado da ação deve estimular a repetição em outros lugares. Outro espelho mágico já foi solicitado pela Natura e, com a tecnologia em mãos, a agência espera entregar o dispositivo em tempo menor do que os três meses necessários na primeira intervenção. Ainda assim, a próxima edição segue em fase de planejamento.