Enquanto a humanidade sonha em colonizar o espaço, alguns pesquisadores tiveram outra ideia: viver no fundo do mar
Criar módulos habitáveis é um passo importante para uma presença permanente no fundo marinho
O fundo do mar pode ser inóspito e hostil. Apesar disso, há quem não veja problemas em se mudar para este local remoto. Também existem aqueles que querem facilitar esse processo, desenvolvendo infraestruturas habitáveis para as profundezas do oceano.
A DEEP é uma empresa dedicada exatamente a isso. A empresa está trabalhando no projeto Vanguard, um protótipo de habitat submarino que, caso os prazos previstos sejam cumpridos, poderá ser instalado na costa do País de Gales nos próximos meses.
Vanguard é um projeto piloto que busca avançar na criação de habitats submarinos que permitam estadias prolongadas no fundo marinho. Este módulo de 12 metros de comprimento e 7,5 metros de largura foi projetado para operar por cerca de 28 dias a profundidades de 200 metros, acomodando uma tripulação de três pessoas.
"Vanguard nos dará uma experiência operacional e de construção que será aplicada ao Sentinel. É um dos passos cruciais na curva de progresso em direção a uma presença humana permanente sob o oceano, o que é muito empolgante para a exploração e a tecnologia submarina", afirmou em um comunicado de imprensa Kristen Tertoole, CEO da empresa DEEP.
Sentinel
Vanguard é apenas o primeiro passo do Sentinel, um projeto mais ambicioso que busca criar um habitat modular capaz de servir como alojamento e laboratório para tripulações de seis pessoas. No entanto, a natureza modular do habitat permitiria expandir a capacidade de acomodação dos futuros laboratórios submarinos.
Por que ...
Matérias relacionadas
Protoclone V1: o robô que transpira e imita movimentos humanos com 1.000 músculos artificiais
UFSC encontra cocaína na água e não é a primeira vez que o narcótico contamina seres aquáticos