Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Empresas pretendem transformar cobertura 5G em sistema de detecção e rastreamento de drones

As redes 5G não apenas conectam celulares: também podem detectar objetos e acompanhar sua trajetória

18 ago 2026 - 15h17
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Drone
Drone
Foto: Ivan Linares / Xataka

Se você olhar para o seu celular, é muito provável que apareça um ícone na parte superior da tela, o do 5G. A tecnologia começou de forma tímida e agora já está na maior parte do território brasileiro. Com redes sem fio quase onipresentes, pouco a pouco foram sendo descobertos usos para o 5G que vão além de conectar telefones. Um deles é transformar as redes em radares.

Assim como acontece com o Wi-Fi, que pode identificar as interferências causadas por aquilo que atravessa o espectro sem fio, a infraestrutura 5G também pode servir como vigilante. A funcionalidade é muito parecida com a de um radar de aeroporto: detectar objetos não identificados dentro da cobertura oferecida pelas redes 5G.

Como explica a Lockheed Martin, em colaboração com a Verizon e a Nvidia, as redes 5G comerciais são adequadas para a detecção de objetos voadores se forem complementadas por sistemas que analisem, por meio de IA, as perturbações que eles provocam nos sinais de radiofrequência. Isso permite detectar drones em voo, por exemplo, exatamente o tipo de serviço que as empresas envolvidas vão oferecer.

A solução proposta pela Lockheed Martin, chamada de NetSense, utiliza as redes 5G já implantadas para captar as perturbações, detectar os drones e prever e acompanhar sua trajetória por meio de um sistema nativo de detecção por IA que utiliza o Nvidia AI Aerial, uma plataforma parcialmente de código aberto destinada a projetos avançados de IA sobre redes 5G e 6G.

O sistema analisa em tempo real as ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Estrada reta mais longa do mundo é desafio mental: 240 km sem curvas, no meio do deserto e com tráfego de caminhões

Princesa da Dinamarca entra para o exército aos 19 anos e toma decisão radical: abrir mão do próprio salário para fazer o serviço militar

O papiro grego mais longo já encontrado não era o que parecia; sua tradução revelou uma história desconhecida de Roma

Esqueça o mistério do Triângulo das Bermudas: nessa cidade no Brasil, carros sobem ladeiras sozinhos e existe um portal mágico que leva direto para Machu Picchu

Se o Fortnite existe, é graças a uma lei chinesa de 2000 que buscou justamente impedir que algo como o jogo da Epic fosse jogado no país

Xataka
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra