Em silêncio, engenheiros especializados em IA estão se tornando os profissionais mais bem pagos do mundo
Os salários podem chegar a cifras astronômicas, fruto do valor estratégico que as empresas atribuem à inteligência artificial
Há uma verdadeira batalha acirrada entre os gigantes da tecnologia para atrair os melhores talentos e inovar no campo da inteligência artificial. E, devido à alta competição, a escala salarial no setor tecnológico está mais alta do que nunca. Os salários de cientistas e engenheiros de IA agora atingem valores estratosféricos, com incentivos que variam de 3 a 7 milhões de dólares anuais para profissionais sênior. Essa escalada sem precedentes está transformando esses profissionais em verdadeiros ativos financeiros.
Grandes empresas de tecnologia como Meta e OpenAI estão travando uma guerra implacável por talentos. Os salários dos seus principais pesquisadores subiram 50% desde 2022, chegando a ultrapassar 10 milhões anuais em casos excepcionais. Para colocar em perspectiva: um engenheiro de software tradicional em uma grande empresa recebe, em média, entre 180 mil e 220 mil dólares de salário base nos Estados Unidos, enquanto um cientista de IA pode alcançar até 2 milhões.
Segundo o portal especializado em salários Levels, a Meta está entre as empresas que mais pagam aos seus engenheiros de IA, com salários que vão de 186 mil dólares a até 3,2 milhões. Até pouco tempo atrás, isso não era comum em empresas de tecnologia para cargos que não fossem de executivos ou investidores.
O estopim
Mark Zuckerberg foi o grande catalisador dessa escalada. Segundo Sam Altman, CEO da OpenAI, a Meta está oferecendo bônus de até 100 milhões de dólares aos engenheiros mais destacados do ...
Matérias relacionadas
Será que cheira mal? Alemães criam concreto a partir de matéria orgânica humana