Em novo recurso, pais podem controlar o que os filhos compram no Google Play; entenda
Método de administração de pagamentos familiar permite que os pequenos enviem solicitações de compra ao celular dos responsáveis
O Google Play lançou o "Pedidos de Compra", uma ferramenta que permite o envio de solicitações para o celular de pais e guardiões caso crianças queiram fazer uma aquisição na plataforma. A nova função se soma a outros meios disponibilizados pela loja virutal que contribuem para o controle familiar na obtenção de produtos digitais.
A função está sendo disponibilizada de forma gradual nos aparelhos. No Google Play, já é possível estipular uma forma de pagamento familiar, mas, agora, mesmo para quem não tem isso configurado, é possível vincular a conta de crianças à de seus guardiões com passos simples.
Segundo o Google, o novo recurso permite que pais possam configurar o celular de filhos para impedir a compra não autorizada de aplicativos. Assim que a criança tenta fazer uma aquisição, uma solicitação é enviada ao celular do responsável, que pode aprovar ou não a transação.
O pedido de compra pode aparecer por meio de uma notificação ou ficar em uma fila de solicitações no próprio Google Play, na qual o gerente familiar pode ver um histórico de compras e aprovações pendentes. Além disso, todas as transações são registradas por meio de e-mails.
Um vez aprovada, a compra pode ser debitada dos métodos de pagamento já cadastrados pelo gerente, incluindo cartões-presente do Google Play.
As solicitações de compra só estarão disponíveis para aplicativos pagos e compras dentro de aplicativos, não abarcando Play Books, Google TV ou compras de assinatura.