Em novo recorde, órbita da Terra abriga 17 pessoas
Número de astronautas deve mudar ainda nesta terça-feira; entenda
O número de pessoas que estão simultaneamente flutuando na órbita da Terra acabou de alcançar um novo recorde: 17 viajantes.
Com o lançamento da missão chinesa Shenzhou 16 na segunda-feira (29), a população em órbita recebeu mais três tripulantes espaciais e saiu do antigo recorde de 14, estabelecido em setembro de 2021 pela missão privada Inspiration4.
O marco também representa a passagem da 600ª pessoa pela órbita terrestre desde que os humanos começaram a ir ao espaço.
A China concluiu a montagem de sua estação espacial Tiangong de três módulos no final do ano passado. A tripulação do Shenzhou 16 é o quinto contingente na órbita desde 2021.
Agora, com a chegada dos chineses, o quadro ficou assim:
- Missão Shenzhou 16 (três pessoas) — Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao, a bordo da estação espacial chinesa Tiangong.
- Shenzhou 15 (três pessoas) - Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu, que estão a bordo do Tiangong desde novembro de 2022 e devem retornar à Terra no início de junho.
- Expedição 69 (sete pessoas) — Cosmonautas Sergey Prokopyev, Dmitry Petelin e Andrey Fedyaev da empresa espacial federal russa Roscosmos; os astronautas Frank Rubio, Stephen Bowen e Warren "Woody" Hoburg da Nasa; e o astronauta dos Emirados Sultan AlNeyadi, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), na Estação Espacial Internacional (ISS).
- Axiom-2 (quatro pessoas) — a astronauta Peggy Whitson da Axiom Space, o astronauta particular John Shoffner e os astronautas sauditas Ali AlQarni e Rayyanah Barnawi, que partiram da ISS a bordo do Crew Dragon "Freedom" da SpaceX para retornar à Terra na terça-feira (30 de maio).
Fora de casa
Desde 2000, os humanos estão visitando o espaço com mais frequência por conta da Estação Espacial Internacional.
Ainda assim, esse recorde não deve durar muito, já que, após estadia de oito dias na ISS, os membros da Ax-2 iniciarão viagem de volta à Terra vão descer ao litoral da Flórida no início da madrugada de quarta-feira (1º).