Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Em 1900, um engenheiro empreendeu uma tarefa monumental contra o deserto: hoje, seu legado é uma floresta de 800 hectares de frente para o Mediterrâneo

Um ambicioso plano de engenharia e reflorestamento conteve o avanço da areia e salvou a cidade

27 set 2026 - 13h36
(atualizado às 14h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Em 1900, a cidade espanhola de Guardamar del Segura corria o risco de ser soterrada pelo avanço das dunas costeiras impulsionadas pelo vento. Para conter a catástrofe, o engenheiro Francisco Mira Botella liderou um audacioso projeto de engenharia ambiental: primeiro ergueu barreiras de contenção com paliçadas de madeira e juncos para fixar a areia e criar uma duna protetora, viabilizando um intenso reflorestamento que hoje culmina em uma floresta mediterrânea de 800 hectares.
Imagem | Wikimedia
Imagem | Wikimedia
Foto: Imagem | Wikimedia / Xataka

Alguns destinos turísticos são tão deslumbrantes que parecem ser obra exclusiva da natureza, quando na realidade escondem uma profunda intervenção da engenharia humana. É o caso de Guardamar del Segura, uma cidade costeira da Espanha que, no final do século XIX, estava prestes a ser soterrada pela areia.

O avanço implacável das dunas ameaçava transformar a região em um verdadeiro deserto, engolindo casas, estradas e terras agrícolas, impulsionado pela força do vento. Para evitar essa catástrofe, as autoridades confiaram a missão ao engenheiro Francisco Mira Botella, que projetou e liderou uma das intervenções ambientais mais ambiciosas de sua época.

Os trabalhos formais começaram em 1900 com uma prioridade absoluta: estabilizar o terreno antes que a areia varresse a cidade do mapa. Mira adaptou um sistema idealizado por Nicolas Brémontier, então Inspetor Geral de Estradas e Pontes, que já havia se mostrado eficaz para deter o avanço das dunas na França.

A estratégia ia muito além do simples plantio de árvores em terrenos instáveis. Primeiramente, era essencial imobilizar a frente de areia. Para isso, construíram paliçadas de madeira e juncos que funcionavam como barreiras de contenção; essas estruturas aprisionavam o material carregado pelo vento, formando uma duna costeira artificial que servia como barreira.

Assim que o terreno foi estabilizado, iniciou-se a fase intensiva de reflorestamento. A equipe testou diferentes variedades de plantas para determinar quais melhor ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Era um dos países mais pobres da América do Sul, mas mudou com a guerra no Irã: está se enchendo de Ferraris e Lamborghinis

Aposenta-se aos 67 anos com 142 dias de férias não usados; Em vez de aproveitá-los, presenteou seus colegas com eles: "Deixo-os para quem precisar"

Pescadores descobriram um tubarão laranja no Caribe: ele é único e possui duas condições raras

Todos os celulares podem exibir um ponto verde ou laranja na borda da tela: para que serve e o que significa?

Na infância de Lewis Hamilton, um especialista reconheceu seu talento: apostou 100 libras nele e, dez anos depois, faturou mais de 200 mil euros

Xataka
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra