Elon Musk processa Apple por deixar xAI de fora de ranking de IAs recomendadas em sua loja de app
Bilionário tem reclamado em sua rede social que Apple torna "impossível" a recomendação da sua empresa de IA
A xAI, empresa de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, entrou na justiça americana nesta segunda-feira, 25, para processar a Apple por um possível favorecimento à OpenAI em sua loja de aplicativos. De acordo com a empresa de Musk, a companhia de Tim Cook está manipulando os rankings da App Store para não recomendar a xAI aos seus usuários.
Musk já havia reclamado do ranking da loja de apps da Apple nas últimas semanas, quando disse que a dona do iPhone estava se recusando a mostrar a xAI em seus rankings. O bilionário também ameaçou, anteriormente, processar a companhia por agir de uma "maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store"
"App Store, por que você se recusa a colocar o X ou o Grok na sua seção 'Must Have' (Imprescindível), quando o X é o aplicativo de notícias nº 1 do mundo e o Grok é o nº 5 entre todos os aplicativos?", escreveu Musk no X. "Você está fazendo política?"
O processo foi aberto em uma corte distrital do Texas e acusa a Apple de "fechar os mercados para manter seus monopólios e impedir que inovadores como X e xAI entrem na competição."
Ao jornal americano The New York Times, uma porta-voz da OpenAI afirmou que o processo judicial era "consistente com o padrão contínuo de assédio de Musk".
Desde o ano passado, a Apple tem uma parceria com a OpenAI para equipar sua assistente de voz Siri e outras ferramentas da Apple Intelligence. A integração, porém, não fez com que a empresa alcançasse suas rivais na tecnologia. Agora, a Apple pode estar em conversas com o Google para que o Gemini possa ser o motor de sua IA.