Elevador despenca na China e homem chega ao teto; como a física agiu?
Ocupantes foram resgatados com vida; causa do acidente ainda é investigada
O elevador de um prédio residencial em Changsha, na China, despencou e deixou três pessoas feridas. Uma das vítimas chegou a atingir o teto da cabine devido ao impacto causado pela queda. Os ocupantes do equipamento foram socorridos em seguida.
No acidente que ocorreu no último sábado (26), na China, os ocupantes relataram à agência de notícias Reuters que o elevador começou a apresentar falhas enquanto descia e parou no quarto andar do prédio. A investigação sobre a causa do acidente segue em andamento.
Como a física explica as quedas?
Acidentes como este são relatados com frequência, mas você sabe como a física explica a queda de elevadores?
As forças sentidas em um elevador se aplicam à segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica.
A lei afirma que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração.
Para simplificar, vamos pensar na situação de um elevador: se você estiver acelerando para cima, você se sentirá mais pesado, e se estiver acelerando para baixo, você se sentirá mais leve. Se o cabo do elevador quebrasse, você se sentiria leve, pois você e o elevador estariam acelerando para baixo na mesma proporção.
O fenômeno da “ausência de peso” ocorre quando não há força de apoio em seu corpo. Quando seu corpo está efetivamente em “queda livre”, acelerando para baixo na aceleração da gravidade, então você não está sendo apoiado.
Essa sensação de peso aparente vem do apoio que você sente no chão, quando está sentado em uma cadeira, por exemplo.
Diferentes sensações de peso aparente podem ocorrer em um elevador, pois ele é capaz de atingir velocidade zero ou constante (aceleração zero) e pode acelerar tanto para cima ou para baixo.
Se o cabo do elevador quebrar, você e o elevador estarão em queda livre. A experiência resultante de ausência de peso poderia ser estimulante, se não fosse pela antecipação da parada rápida no fundo.
Acidentes em elevadores
Especialistas afirmam que o elevador é um transporte seguro e as chances de acidentes são mínimas, desde que seja realizada a manutenção. Nos EUA, em 18 bilhões de “viagens” de elevador, só 27 pessoas morreram em acidentes.
A manutenção deve ser periódica, com verificação de componentes, falhas e lubrificação. Um elevador que seguir funcionando com manutenção inexistente ou ruim por anos aumenta a chance de acidentes e de quedas.