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Tamagotchi completa 15 anos após conquistar 78 mi de pessoas

23 nov 2011 - 10h00
(atualizado às 12h19)
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O Tamagotchi, o pequeno ovo eletrônico que introduziu o conceito de animal de estimação virtual, completa nesta quarta-feira 15 anos após ter recebido os cuidados de 78 milhões de usuários e protagonizado mais de um estudo sociológico. Desde que foi criado o primeiro modelo de Tamagotchi (nome que vem da palavra japonesa "tamago", que significa "ovo"), foram lançadas mais de 35 versões do produto original no mundo todo.

Desde 1996, quando foi lançado o primeiro bicho de estimação virtual Tamogotchi, mais de 78 milhões de unidades foram vendidas no mundo todo
Desde 1996, quando foi lançado o primeiro bicho de estimação virtual Tamogotchi, mais de 78 milhões de unidades foram vendidas no mundo todo
Foto: AFP

"Realmente ninguém esperava que se transformasse em algo tão grande", afirmou Hiraku Minamika, um dos porta-vozes da fábrica de brinquedos japonesa Bandai, que destacou o "prazer e a honra" de comemorar esse aniversário.

A versão do Tamagotchi que foi lançada em 23 de novembro de 1996 era uma tela com forma de ovo e o tamanho de um chaveiro que mostrava uma espécie de pinto virtual, que devia receber alimento, higiene e carinhos por meio de três botões.

Com os cuidados apropriados, o Tamagotchi completava geralmente um ciclo natural - nascia, crescia e morria - em cerca de 20 ou 25 dias, o que criava no usuário um senso de responsabilidade virtual pela dependência do animal de estimação.

No início, o brinquedo foi criado para distrair meninas a partir de 6 anos de idade, embora sua proposta tenha atraído também jovens, homens e mulheres. A edição de 1996 vendeu em apenas três anos cerca de 40 milhões de unidades, revolucionando o conceito de entretenimento.

Seu repentino sucesso fez com que a Bandai apostasse firme no produto em 2004, que "deixou de ser apenas um brinquedo para se transformar em um personagem" com sua própria série de animação para televisão, que ainda é exibida no Japão, e um filme em 2007, acrescentou Minamika.

Desde então, o ovo cibernético conta com aplicativos para celulares, aprendeu a tocar música em seu modelo americano "Music Star" e protagonizou versões para consoles de videogames. Em 2004, saiu do forno a versão "Tamagotchi Additional", que já vendeu até o momento 38 milhões de unidades em 54 países; em 2008, foi lançado o modelo com tela colorida, e em 2009 o chamado "Tamagotchi iD" permitiu ampliar seus jogos e personalizar o animal de estimação através de downloads em celulares.

A Bandai lançou nesta quarta-feira no Japão uma versão especial, "Tamagotchi iD L 15th Anniversary", para comemorar o aniversário de uma de suas invenções mais bem-sucedidas e que, por cerca de US$ 65 permite jogar com até 32 personagens diferentes.

O Tamagotchi, no entanto, não foi um fenômeno livre de polêmicas, já que quando foi lançado alguns psicólogos, como os da Universidade Teikyo em Tóquio, alertaram sobre os graves transtornos de ansiedade, insônia e falta de socialização que o brinquedo podia causar nas crianças.

Naquele momento foi analisado o perigo de uma invenção que, para os especialistas, também podia causar depressão e a frustração de seus usuários quando a falta e o excesso de cuidados ao animal de estimação virtual provocavam sua morte por indigestão, obesidade, solidão, fome ou falta de carinho.

Quando estava em seu auge no Japão, o Tamagotchi chegou a causar problemas sociais, como desatenção no trabalho e inclusive acidentes de trânsito ocorridos enquanto os motoristas atendiam as necessidades de seus animais de estimação virtuais.

Na ocasião, surgiram iniciativas como creches para o Tamagotchi, onde uma empregada alimentava e cuidava dos animais de estimação e sites que funcionavam como "cemitérios virtuais" para os que morriam.

EFE   
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