Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Eletrônicos

Finlandês adapta hovercraft para servir de transporte público

7 out 2010 - 11h41
(atualizado às 12h21)
Compartilhar

Um designer apresentou uma ideia para resolver os problemas do transporte aquático na Finlândia. Segundo Lukas Medeisis, a solução para evitar problemas para a fauna marinha e os relacionados com congelamento da superfície da água está na utilização de hovercrafts.

Imagem artística mostra que o hovercraft "verde" tem lugar para transportar bicicletas
Imagem artística mostra que o hovercraft "verde" tem lugar para transportar bicicletas
Foto: Reprodução

O transporte público em Helsinque apresenta alguns problemas diferentes de outros lugares. Como uma cidade costeira, ela depende em muitos locais do transporte marinho. Porém, Medeisis pensa no futuro e em diferentes soluções para diminuir os aspectos negativos das hélices convencionais em embarcações: além do impacto ambiental, há que se lembrar que não há escapatória para o congelamento da água no Golfo da Finlândia. Segundo ele, a única solução são os hovercrafts, veículos que deslizam sobre "colchões de ar" e podem andar por diferentes tipos de superfícies.

Medeisis destaca a importância e a utilidade de um veículo deste tipo em seu país. Segundo ele, os hovercrafts se adaptam a diferentes tipos de superfícies, como gelo, neve ou água. Assim, eles são perfeitos para um país como a Finlândia, onde existem os três tipos, segundo o site da revista Wired.

Mas isso não é tudo. o AirFlow possui ainda paineis solares que alimentam um motor elétrico híbrido. Lukas conta que a energia solar é muito importante em uma cidade como Helsinque, onde o sol pode brilhar por até 19 horas em dias de verão.

Outra adaptação "verde" do veículo são os suportes para bicicletas, possibilitando ¿ e estimulando ¿ que os passageiros transportem suas magrelas sem atrapalhar os outros.

Medeisis mostra mais detalhes do AirFlow em sua página (no atalho tinyurl.com/2bto645) e afirma que o projeto é menos futurístico do que parece. Ele acredita que um veículo como o AirFlow pode ser desenvolvido nos próximos oito anos, dependendo dos engenheiros e dos investimentos.

Geek
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra