Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Microsoft precisa que 500 milhões de PCs migrem para o Windows 11; sua nova lista de CPUs compatíveis faz exatamente o contrário

Ficou mais difícil saber se um chip Intel é válido

8 dez 2025 - 17h15
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A Microsoft tem um problema de calendário e outro de comunicação. Já se passaram quase dois meses desde que o Windows 10 perdeu seu suporte oficial, deixando milhões de usuários em um limbo de segurança. Embora o Windows 11 tenha conseguido superar recentemente seu antecessor, a realidade é que a adoção continua sendo uma pendência para a empresa de Redmond. Nesse cenário, onde a clareza é vital para os mais atrasados, a companhia atualizou sua documentação de hardware da forma menos intuitiva possível. Semearam o caos entre aqueles que tentam descobrir se seu PC antigo é válido para atualizar.

Até há pouco tempo, a documentação da Microsoft era explícita: você buscava o modelo exato e tirava a dúvida. Agora, como relatam veículos especializados, essa especificidade desapareceu da lista de chips compatíveis. A nova lista agrupa os processadores por famílias genéricas e redireciona para o site do fabricante.

Isso obriga o usuário a investigar por conta própria e, além disso, gera certas situações absurdas: séries inteiras como os "Celeron 3000" aparecem listadas como compatíveis sem realmente serem. Essa família, lançada há uma década, só possui um chip compatível (o Celeron 3867U).

Apagando os escolhidos

A confusão também prejudica os próprios clientes da Microsoft. Processadores que são compatíveis desapareceram da lista oficial, como é o caso do Core i7-7820HQ, presente no Surface Studio 2.

Este chip era uma exceção que a empresa fez para o próprio hardware (por ser um chip...

Veja mais

Matérias relacionadas

O iPhone 17 Pro tem a melhor câmera de todos os tempos, mas curiosamente não consegue mais fazer algo que um iPhone mais antigo conseguia

Terabytes em vez de 1,44 MB: o disquete está de volta à moda décadas depois, mesmo que não possa armazenar nada

"O que significa?": ranking dos termos digitais mais pesquisados pelos brasileiros em 2025 tem "TBT", "spam" e "dropshipping"

A Microsoft afirma que o Teams está com um problema de hardware e quer resolvê-lo imediatamente

O segredo da TSMC cabe em uma viagem de 60 minutos: por que o modelo de Taiwan é impossível de copiar no Arizona

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade