Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ele estava tão irritado com a lentidão do Windows 11 em comparação com o Windows 10 que vasculhou o código e encontrou um detalhe que poderia explicar o problema

Embora envolvam apenas interações um pouco mais lentas, elas ainda podem ser notadas no dia a dia

3 fev 2026 - 09h19
(atualizado em 3/2/2026 às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Texto original de Nils Raettig

De modo geral, estou satisfeito com o Windows 11 e acho que ele funciona bem para o uso diário, mesmo em comparação com o Windows 10.

No entanto, desde o início, alguns aspectos me incomodaram, como você pode ler no artigo "Estas sete coisas me irritaram no Windows 11 depois de um curto período de uso". Quase todos esses problemas ainda persistem, incluindo o fato de alguns menus abrirem um pouco lentamente.

Aparentemente, não sou o único incomodado com isso, já que um YouTuber chinês analisou o problema mais a fundo e encontrou uma possível razão para o pequeno atraso. Chama-se XAML, ou Linguagem de Marcação de Aplicativos Extensível.

O antigo encontra o novo

Em termos simples, o XAML serve para transferir aplicativos Windows mais modernos da Universal Windows Platform (UWP, introduzida com o Windows 10) para aplicativos desktop padrão (Win32).

A própria Microsoft usa isso para aproveitar ao máximo as animações, os efeitos de transparência e a linguagem de design atual do Windows 11. Isso também é evidente no novo menu de contexto.

É um dos menus que ainda abre com um pequeno atraso. No entanto, se eu voltar ao menu de contexto antigo, o menu volta a aparecer imediatamente após um clique com o botão direito do mouse.

Desativar as animações nas configurações do Windows (Acessibilidade > Efeitos Visuais) não resolve este problema. No entanto, ajuda de outra forma:

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade