Dilma finalmente explica o que é "estocar vento" e como essa tecnologia já está sendo usada por gigante da China
Declaração da ex-presidente se referia ao armazenamento de energia renovável.
Alvo de piadas em 2015 ao falar sobre "estocar vento", a ex-presidente Dilma Rousseff referia-se, na verdade, ao armazenamento da eletricidade gerada por fontes renováveis. A proposta abordava a necessidade de guardar o excedente produzido em períodos de ventos fortes para suprir momentos de baixa geração. Hoje, essa tecnologia é realidade no setor energético e aplicada por gigantes como a chinesa CATL, permitindo equilibrar a oferta e a demanda de energias intermitentes, como a eólica e a solar.
Em 2015, a então presidente Dilma Rousseff virou alvo de piadas ao falar sobre a possibilidade de "estocar vento". Mais de uma década depois, a ideia voltou a ser discutida com o avanço das tecnologias de armazenamento de energia. Mas afinal, o que Dilma queria dizer e como isso já é feito por empresas como a chinesa CATL?
O que Dilma queria dizer com "estocar vento"?
Durante um discurso na Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, Dilma falou sobre a necessidade de desenvolver tecnologias capazes de armazenar energia produzida por fontes renováveis.
A explicação, na verdade, é mais simples do que parece: não se trata de guardar o vento, mas de armazenar a eletricidade gerada por ele para utilizá-la em outro momento. Essa tecnologia permite aproveitar a energia produzida por fontes renováveis mesmo quando não há vento ou sol suficiente para gerar eletricidade.
Na ocasião, ela explicou que a geração eólica depende da intensidade do vento, que varia ao longo do dia. Se uma usina produz mais energia em determinado período do que o sistema consegue utilizar, seria necessário guardar o excedente para quando a produção diminuísse.
A declaração acabou virando motivo de risadas, mas o conceito por trás dela é utilizado atualmente no setor energético. O armazenamento permite equilibrar a produção e o consumo de eletricidade, especialmente em sistemas que dependem de fontes como a energia solar e a eólica.
Como funciona a tecnologia que permite armazenar energia?
Uma das ...
Matérias relacionadas
A vez em que a Boeing colocou 9 toneladas de batatas em um avião para resolver o problema do Wi-Fi
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.