Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Desesperada devido à queda vertiginosa da taxa de natalidade, a China já cogita ideias radicais, como a semana de quatro dias

O tipo de jornada de trabalho e sua duração têm impacto nas taxas de natalidade dos trabalhadores Uma empresa chinesa vai começar a reduzir a jornada de seus empregados para que tenham mais filhos

20 fev 2025 - 08h19
(atualizado em 20/2/2025 às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Os declínios nas taxas de natalidade se tornaram uma preocupação global. O problema atingiu tal dimensão que chegou até países que, no passado, haviam implementado políticas para diminuir a natalidade, como a China. Agora, uma pesquisa revelou uma das possíveis soluções para que a China recupere seu ritmo de crescimento demográfico: implementar o trabalho híbrido e a semana de quatro dias.

Jornadas de trabalho excessivamente longas

De acordo com o relatório de novembro de 2024 da Oficina Nacional de Estatísticas da China, o tempo de trabalho médio dos empregados em empresas de todo o país é de 48,9 horas por semana. Com esse número, a jornada de trabalho na China mostra uma tendência de aumento, já que, em 2019, era de 46,7 horas.

Com essas jornadas, não é estranho que os cidadãos chineses estejam exaustos, até mesmo para encontrar um parceiro, e muito menos para pensar em ter que cuidar de filhos. "Mal têm tempo para descansar e muito menos energia para pensar em encontros", confessou Wu Ruoshi, de 28 anos, ao SCMP.

Um estudo encontrou a chave: mais tempo livre

Pesquisadores da Universidade de Stanford, da Universidade Chinesa de Hong Kong e da Universidade de Pequim estudaram a aplicação de modelos de flexibilidade laboral na equipe da Trip.com Group, na China. O estudo analisou o impacto de uma jornada híbrida na rentabilidade, produtividade e, por consequência, no aumento da natalidade entre seus empregados.

"A conciliação familiar se tornou um tema muito importante ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O Japão tem tantos idosos morrendo sozinhos que o número de casas vazias é desconhecido; então eles recorreram a um algoritmo

A Geração Z é a geração mais educada da história; infelizmente, também é o mais superqualificado no mercado de trabalho.

Existe uma empresa que está comprando mais Bitcoins do que qualquer outra no planeta; é uma aposta maluca e faz muito sentido.

Demorou 30 anos para a Rússia implantar sua monstruosa frota de guerra em cinco mares: a China ocupa o segundo lugar

Na Idade Média, havia uma moda culinária caríssima que hoje tornaria a comida intolerável: ela era banhada em especiarias

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade