Da reciclagem à reforma: estudo espanhol encontrou a forma mais rentável de prolongar a vida útil dos painéis solares
Cientistas compararam três cenários de renovação para melhorar a produção de energia e a lucratividade econômica da instalação
A capacidade instalada de energia solar continua a crescer em todo o mundo. De fato, ela está mais integrada à vida cotidiana, desde os clássicos painéis em telhados até varandas solares. No entanto, quando esses sistemas chegam ao fim de sua vida útil, surge um problema sobre como descartá-los. Embora já existam usinas de reciclagem em construção, nem todos os materiais estão sendo reaproveitadosainda.
Então, para enfrentar esse desafio, um novo estudo criou uma fórmula técnica e econômica para renovar instalações solares existentes.
Investigação
A Espanha está se tornando um centro de energia renovável, com crescimento significativo no setor e muitos grupos de estudo liderando projetos. Nesse contexto, um grupo de cientistas da Universidade de Castilla-La Mancha desenvolveu uma análise técnica e econômica sobre estratégias de "revamping" ou renovação para uma usina operacional no sudeste do país.
Os pesquisadores dividiram o trabalho em três cenários de renovação com o objetivo de melhorar a produção de energia e a lucratividade econômica da instalação.
A fórmula
O estudo analisou um parque em operação, que começou a operar em setembro de 2008. Este tem uma potência nominal de 100 kW, igual à potência do inversor. A potência de pico instalada nos painéis solares é de 111 kWp e o conjunto produz 170 MWh por ano. Os pesquisadores avaliaram três estratégias de renovação:
- Cenário 1: Substituir diretamente os módulos solares por outros mais eficientes. Embora tenham ...
Matérias relacionadas