PUBLICIDADE

Copilot vai rodar direto no PC sem depender da internet, diz Intel

Intel confirma em evento que Microsoft exigiu processadores com desempenho de 40 TOPS para rodar localmente o Copilot na nova geração de AI PCs

28 mar 2024 - 13h54
(atualizado às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A Intel confirmou, durante uma conferência sobre inteligência artificial em Taipei, capital de Taiwan, que o serviço de IA Microsoft Copilot vai rodar em breve diretamente pelo PC sem a necessidade de realizar o processamento em nuvem.

Foto: Divulgação/Microsoft / Canaltech

A informação foi confirmada por executivos da Intel em conversa com o site Tom's Hardware durante o evento na capital taiwanesa. Segundo os representantes da fabricante de chips, a Microsoft solicitou um desempenho de 40 TOPS (trilhões de operações por segundo) para as Unidades de Processamento Neural (NPUs) que devem equipar a nova geração de AI PCs.

Processamento nos AI PCs

No momento, todas as solicitações e comandos enviados ao Microsoft Copilot são processados na nuvem — o que resulta em certa demora para obter respostas da IA, independente do tamanho da tarefa.

Com a próxima geração de PCs equipados com inteligência artificial, os AI PCs, os computadores terão capacidade de rodar elementos localmente sem a necessidade de conexão com servidores remotos pela internet.

IA da Microsoft, Copilot poderá ser rodado localmente em AI PCs (Imagem: Divulgação/Microsoft)
IA da Microsoft, Copilot poderá ser rodado localmente em AI PCs (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Foto: Canaltech

Rumores recentes já sugeriam que a Microsoft desejava uma capacidade de processamento de 40 TOPS nos AI PCs, o que a Intel agora confirma no evento em Taiwan.

No entanto, nenhum processador atualmente disponível no mercado tem essa capacidade. A maior velocidade em NPU é do Apple M3 com 18 TOPS, seguido pelos chips para laptop Ryzen 8040 e 7040 da AMD com 16 e 10 TOPS respectivamente.

Copilot nos AI PCs

De acordo com Tom's Hardware, a Intel afirmou que já trabalha em produto que atende aos requisitos da Microsoft e permitirá o processamento local de mais ações nos AI PCs.

"Isso não significa que tudo no Copilot será processado localmente, mas você terá muitos recursos importantes que aparecerão em execução na NPU", disse o chefe do ecossistema de PCs da Intel, Todd Lewellen, ao site.

Apesar das declarações no evento, a Intel não informou um cronograma para os chips com NPUs de 40 TOPS. Já a Qualcomm prepara o lançamento do Snapdragon X Elite com 45 TOPS para o final deste ano.

Fonte: Tom's Hardware

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade