Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça o processo que transformou metal da Torre Eiffel em medalha olímpica

Medalhas dos Jogos de Paris 2024 contarão com fragmentos da Torre Eiffel no centro da peça

8 fev 2024 - 16h23
Compartilhar
Exibir comentários
Medalhas olímpicas de 2024 levam fragmentos da Torre Eiffel
Medalhas olímpicas de 2024 levam fragmentos da Torre Eiffel
Foto: Divulgação

As medalhas Olímpicas e Paralímpicas foram reveladas nesta quinta-feira (8) pelo Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024. Elas trazem um detalhe único para esta edição dos jogos: as medalhas de ouro, prata e bronze terão um pedaço de metal que já fez parte da Torre Eiffel. 

Para a produção destas peças com um pedaço do maior símbolo francês, a Chaumet, companhia francesa mundialmente reconhecida na criação de joias e relógios, foi a escolhida para criar as medalhas.

A utilização do ferro original utilizado na construção da Torre Eiffel surgiu de um desejo de tornar estes objetos únicos e singulares, como explicou Tony Estanguet, Presidente do Comitê Organizador de Paris 2024.

"Houve muito trabalho para tentar juntar estes preciosos metais - ouro, prata e bronze - com o metal mais precioso da Torre Eiffel, a joia da coroa francesa. Então a especificidade das medalhas de 2024 é que elas se fundem, esta fusão, esta liga", disse em comunicado. 

Processo complexo

Durante o século 20, foram realizadas obras de modernização dos elevadores da Torre Eiffel. Com isso, partes da "Dama de Ferro" foram removidas permanentemente e preservadas. 

A Société d’Exploitation de la Tour Eiffel, empresa responsável pela operação, manutenção e eventos da torre, permitiu que estas peças fossem utilizadas para a confecção das medalhas olímpicas de 2024. 

O ferro fundido produzido pela redução do minério de ferro foi refinado por meio de um processo denominado “puddling”. Uma vez que o excesso de carbono do ferro fundido é retirado, a substância que permanece está praticamente em seu estado puro, e é extremamente consistente.

"Decidimos adicionar este hexágono [que representa o formato da França] do mesmo jeito que faríamos com uma pedra preciosa – colocado no centro e como o elemento mais precioso da medalha”, disse Clémentine Massonnat, responsável pelo setor criativo da Chaumet.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade