Conheça o museu chinês futurista que tem formato de estrela e flutua
As instalações do Museu de Ficção Científica de Chengdu são de autoria da Zaha Hadid Architects (ZHA), empresa conhecida por obras ousadas
Um prédio flutuante no formato de uma estrela está sendo construído na cidade de Chengu, na China, com o propósito de abrigar algo que combina com sua proposta arquitetônica: um museu futurista de ficção científica.
As instalações do Museu de Ficção Científica de Chengdu são de autoria da Zaha Hadid Architects (ZHA), companhia famosa por suas obras arquitetônicas ousadas que construiu um dos estádios da Copa do Mundo no Catar. A proposta em formato de estrela tem como objetivo conectar diferentes rotas a pé e de metrô que passam pela cidade.
Ainda são poucos os detalhes sobre o interior e quais conteúdos específicos o museu abrigará, mas a Convenção Mundial de Ficção Científica (Worldcon) e o Hugo Awards (premiação da mesma categoria) já foram confirmados para acontecer ainda em 2023 no local — são 59 mil metros quadrados de espaço disponível, segundo a ZHA.
A empresa informou ainda que todo o projeto contou com uma modelagem digital, visando maximizar a eficiência da construção, e que o museu é dotado de um sistema fotovoltaico (energia obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade) em sua cobertura, o que deve contribuir para atender às demandas de consumo de energia do edifício.
O museu também contará com ventilação natural e armazenamento e reutilização de água da chuva, informou a ZHA.
Veja mais imagens: