PUBLICIDADE

Como saber se o selo do INMETRO é falso?

Produtos não certificados pelo INMETRO podem representar verdadeiros perigos aos compradores na hora da utilização

5 ago 2022 - 14h42
(atualizado às 16h54)
Ver comentários
Publicidade

O selo do INMETRO é uma das identificações mais importantes em diversas categorias de produtos. Afinal, ele garante que o item passou por uma série de avaliações que o tornam apto para venda ao consumidor, com segurança e em conformidade com o que se propõe a fazer. Mas como descobrir se o selo do INMETRO é real? É nisso que o Canaltech te ajuda.

Versões falsas podem ser produzidas por pessoas mal-intencionadas, e o uso de produtos que não passaram pelas avaliações corretas do INMETRO pode representar perigo para o usuário e outras pessoas em volta, e por isso torna-se tão importante confirmar a autenticidade do selo.

Diferença entre selo compulsório e voluntário

Foto: INMETRO / Canaltech

Primeiramente, é importante saber que nem todos os produtos precisam necessariamente de um selo do INMETRO, já que a certificação assume um caráter voluntário em diversos itens. Por isso, em alguns casos não é preciso ficar desconfiado se o dispositivo não tiver o selo — mesmo assim, grandes marcas costumam ir atrás do direito de usar este adesivo, para garantir um nível extra de credibilidade frente aos clientes.

Porém, os itens de certificação compulsória precisam do selo para serem comercializados, como o próprio nome sugere. De forma geral, existem muito mais exemplos de produtos com certificação compulsória, em comparação direta com os listados com regulamentação voluntária.

As categorias de produtos com certificação compulsória ou voluntária podem ser checadas no site do INMETRO:

Características visuais

O primeiro método para tentar identificar um selo falso do INMETRO é pelo seu visual. Sinais como cores imprecisas, impressão falha e grafia errada de palavras podem ser determinantes nestes casos.

Há uma grande variedade de estilos para os adesivos, com indicações claras da categoria de certificação do produto:

  • Conformidade - amarelo claro
  • Saúde - azul-escuro
  • Saúde/Segurança - azul-escuro
  • Segurança - amarelo
  • Segurança/Desempenho - amarelo
  • Desempenho - laranja
  • Sustentabilidade - azul-claro
  • Meio Ambiente - verde-escuro

Entretanto, cada um destes diferentes tipos de selo possui uma versão correspondente em preto e branco, também com a logomarca do INMETRO e do órgão certificador.

Como os falsificadores podem ter equipamentos capazes de copiar um selo do INMETRO com certo grau de similaridade ao original, geralmente não é recomendado atestar sua veracidade apenas pelo visual. Por isso, também é possível realizar esta ação com o auxílio da tecnologia.

Consulta com aplicativo

É possível consultar a veracidade do selo do INMETRO por meio de ferramentas conectadas à Internet, incluindo a plataforma Selo Inteligente. Ela pode ser acessada por aplicativo para celular, disponível para aparelhos com sistema Android ou iOS.

O uso do aplicativo é bastante simples e intuitivo: após a realização de um rápido cadastro, o usuário deve usar o celular para tirar uma foto do selo, e então enviá-la ao sistema. Na sequência, a base de dados será utilizada para informar se ele é real ou falsificado.

Além disso, vários selos do INMETRO atuais já vêm com um QR code integrado, então basta utilizar a câmera do smartphone para ser redirecionado a um site oficial. Códigos numéricos também podem ser verificados por meio do portal online do instituto.

Fonte: Promtec, SARON Certificações

Trending no Canaltech:

Canaltech
Publicidade
Publicidade