Com ofertas gratuitas, OpenAI e Google disputam usuários indianos e dados de treinamento de IA
OpenAI, Google e Perplexity iniciaram uma luta sem precedentes por usuários de inteligência artificial na Índia, lançando ofertas gratuitas em uma estratégia vista como uma forma de coletar uma grande quantidade de dados de treinamento multilíngue na nação mais populosa do mundo.
A Índia é o segundo maior mercado de smartphones, com 730 milhões de dispositivos. Em média, os indianos consomem 21 gigabytes de dados por mês, pagando 9,2 centavos de dólar por gigabyte, um dos valores por consumo de dados móveis mais baixos do mundo.
Para atrair usuários preocupados com o preço, em novembro, o Google começou a oferecer gratuitamente sua assinatura Gemini AI Pro de US$400 por 18 meses para 500 milhões de clientes da Reliance Jio, a maior empresa de telecomunicações da Índia. Na semana passada, acrescentou a Índia a dezenas de países onde está oferecendo o pacote "AI Plus" com grandes descontos.
A OpenAI também tornou gratuito por um ano o plano ChatGPT Go, que oferece uso estendido, mas não ilimitado, em comparação com os planos existentes. O plano é cobrado em mais de 100 países e custava US$54 na Índia antes de ser disponibilizado gratuitamente para todos no país em novembro. Assim como o AI Pro do Google, o pacote gratuito está disponível apenas na Índia.
Os primeiros dados de download sugerem um salto no uso devido aos planos gratuitos, com usuários ativos diários do ChatGPT na Índia aumentando 607% em relação ao ano anterior para 73 milhões na semana passada - mais do que o dobro do número nos EUA, de acordo com dados da empresa de inteligência de mercado Sensor Tower compilados para a Reuters.
Os usuários diários de Gemini na Índia aumentaram 15% desde o lançamento da oferta Reliance Jio em novembro, chegando a 17 milhões na semana passada, em comparação com 3 milhões nos EUA, segundo os dados.
Essa adoção fez da Índia o maior mercado em termos de usuários diários para ambos os chatbots de IA, disse a Sensor Tower.
A Perplexity, por sua vez, tornou a ferramenta Pro - com preço global de US$200 por ano - gratuita por um ano para usuários da empresa de telecomunicações indiana Airtel. A empresa afirma que o plano oferece acesso ilimitado às suas ferramentas de pesquisa mais avançadas.
A Índia agora é responsável por mais de um terço dos usuários ativos diários globais da Perplexity, em comparação com apenas 7% no ano passado, segundo dados da Sensor Tower.
TREINAMENTO
Cinco analistas de IA disseram que a estratégia de brindes ajudará as empresas a aproveitarem a diversidade linguística da Índia para garantirem dados cruciais para o treinamento de IA.
Eles veem os dados de treinamento gerados pelos usuários indianos, caracterizados por uma mistura de idiomas e dialetos, como um teste de estresse crítico que ajudará os modelos de IA a dominarem padrões de comunicação complexos que estão amplamente ausentes dos dados existentes.
Os planos gratuitos "preenchem lacunas nos conjuntos de dados de treinamento de IA que atualmente carecem de informações sobre os padrões de comportamento do usuário na região", disse Sagar Vishnoi, cofundador do think tank de IA Future Shift Labs.
Anees Hassan, um estudante de doutorado em Hiderabad, está usando os planos gratuitos ChatGPT e Gemini durante três horas por dia para encontrar citações, refinar sua redação e gerar imagens para apresentações.
"O plano gratuito não era bom o suficiente, pois eu costumava atingir os limites do chat mais rapidamente", disse Hassan, 33 anos. Ainda assim, ele também está ciente de que as ofertas gratuitas às vezes têm custos.
"Estou preocupado com a coleta de dados, por isso usei o recurso de desativação para parar de compartilhar meus dados para treinamento de IA", acrescentou.