Cientista recria rosto de um dos primeiros habitantes do Brasil; veja
Animação gráfica mostra como era o rosto de Zuzu, tido como um dos primeiros residentes do Brasil
O designer 3D Cícero Moraes recriou o rosto do que pode ser um dos primeiros habitantes do Brasil. "Zuzu" é um crânio de 10 mil anos descoberto em 1997 no Parque Nacional da Serra da Capivara, pela equipe da pesquisadora Niède Guidon.
Desde os anos 1990, estudos se debruçam sobre o achado e outros fragmentos encontrados nos mais de mil sítios arqueológicos dos arredores, mas esta foi a primeira vez que um "rosto" foi projetado para o antigo habitante.
Para construir a face de Zuzu, o designer especialista em reconstruções faciais analisou o crânio a partir de imagens realizadas por arqueólogos e buscou por características similares em seu banco de dados.
"Nós temos no nosso banco de dados muitos crânios de pessoas vivas junto com o tecido mole, que seria a face, a grosso modo. E fizemos uma busca para achar o crânio que era mais compatível o Zuzu. Fizemos pequenas deformações nesse crânio para chegar à aparência que podia ser a do Zuzu", disse, em entrevista ao G1.
Os pesquisadores descobriram que a Zuzu tinha cerca de 40 anos e origem asiática. Algumas correntes científicas acreditam que, há milhares de anos, humanos migraram da região da Mongólia para as Américas, o que explica algumas características físicas encontradas inclusive entre os grupos indígenas atuais.
O resultado da reconstrução pode ser visto no vídeo abaixo: