Pesquisadores usam IA e raio-X para ler pergaminho atingido por erupção em Pompeia
Projeto Vesúvio tenta desvendar documentos encontrados na cidade italiana
Pesquisadores usaram inteligência artificial e raio-X para decifrar, de forma não invasiva, o título de um pergaminho romano de Herculano, encontrando indícios da obra "Sobre Vícios", do autor Filomeno.
Um grupo de pesquisadores conseguiu digitalizar o título de um pergaminho romano encontrado na vila de Herculano, próxima a Pompeia, e resgatado de uma biblioteca que foi tomada pela erupção do monte Vesúvio, na Itália.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o "Desafio Vesúvio" (projeto feito para ajudar na reconstrução histórica de Roma antiga a partir das provas de Pompeia), Marcel Roth e Micha Nowak usaram inteligência artificial e raio-x para poder decodificar o que estava exposto no papiro.
Com isso, eles encontraram a escrita "Sobre Vícios", do autor Filomeno. Além disso, a dupla acredita que outros símbolos possam indicar se tratar do "Livro 1".
De acordo com o "Desafio Vesúvio", o nome original e completo da obra viria a ser "Sobre os vícios e suas virtudes opostas e em quem eles são e sobre o quê".
"Pode ser que este seja um rascunho de Sobre os Vícios, mas isso é menos provável devido à estrutura do título pelos travessões decorativos acima e abaixo", diz o projeto.
Segundo o projeto, esta foi a primeira vez que o título de um pergaminho de Herculano ainda enrolado foi recuperado de forma não invasiva.
Esse pergaminho é um entre centenas de outros resgatados de uma biblioteca na cidade de Herculano que era menos populosa, mas povoada pelas famílias mais ricas da região e que tinham mais acesso à leitura e cultura.
A erupção do Vesúvio aconteceu em 79 D.C e atingiu milhares de pessoas que foram mortas pelo toque da lava e dos gases tóxicos expelidos pelo vulcão.