Mudança climática pode encolher ovelhas selvagens escocesas
As ovelhas selvagens de uma remota ilha escocesa estão encolhendo por causa da variação climática, segundo informações divulgadas pela agência Reuters nesta quinta-feira. As ovelhas silvestres da raça soay, da Ilha de Hirtao, são em média 5% menores que há 25 anos, um indicativo de que as mudanças climáticas teriam um rápido efeito sobre as populações naturais, explicou um grupo de pesquisadores.
Conforme a teoria da evolução clássica, as ovelhas deveriam ser cada vez maiores, levando em conta que os animais de maior porte têm mais chances de sobreviver e se reproduzir que os menores. No entanto, devido ao câmbio do clima, os pastos que alimentam os exemplares estão disponíveis durante uma maior parte do ano, fazendo com que as condições de sobrevivência sejam menos desafiantes.
De acordo com os pesquisadores, como o tamanho do animal é hereditário, a sobrevivência e reprodução das ovelhas menores reduziu o tamanho médio do rebanho. "É ainda um pouco cedo para prevermos que teremos chihuahuas ao redor de rebanhos de 'ovelhas anãs' em 100 anos", afirmou a jornalistas o pesquisador Tim Coulson, do Imperial College de Londres, que dirigiu o estudo. "Em nossos trabalhos futuros, vamos tratar de reunir os dados e fornecer uma compreensão integral do modo como a mudança climática está influenciando na variação genética".