Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Espanha estuda tratamento contra o câncer com iodo radioativo

15 set 2011 - 15h00
(atualizado às 15h32)
Compartilhar

Pesquisadores espanhóis desenvolveram um novo tratamento genético para diferentes tipos de câncer, como de pele, pulmão e cólon, usando iodo radioativo, geralmente aplicado para combater células cancerígenas da tireoide.

Pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) e do Hospital La Paz, em Madri, realizaram um estudo com ratos utilizando um gene denominado NIS, presente nas células da tireoide. O tratamento com iodo radioativo do câncer de tireoide é eficaz graças a este gene, que transporta o iodo ao interior da célula.

Para inserir o gene em um tecido que não era o seu, os cientistas utilizaram um vetor, neste caso um vírus (adenovírus) modificado geneticamente, para levar o DNA às células cancerígenas. De acordo com o pesquisador Garcilaso Riesco-Eizaguirre, do Instituto de Pesquisa Biomédica do Hospital La Paz, este avanço abre a possibilidade para um futuro tratamento, inclusive do melanoma, com iodo radioativo.

"Graças ao tratamento genético, podemos utilizar o NIS de forma exógena em outros tipos de câncer e estender o uso médico do iodo radioativo", afirmou.

A criança se recuperou de uma cirurgia para corrigir um desvio de 42° na coluna vertebral. Ele teve que usar durante três meses a proteção
A criança se recuperou de uma cirurgia para corrigir um desvio de 42° na coluna vertebral. Ele teve que usar durante três meses a proteção
Foto: Barcroft Media / Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra