Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Crânio de dinossauro de 165 mi de anos é reconstruído em 3D

18 jan 2012 - 23h50
(atualizado em 18/1/2012 às 02h10)
Compartilhar

Uma equipe de pesquisadores espanhóis reconstruiu em 3D a cavidade craniana de um dinossauro Spinophorosaurus nigeriensis, de 165 milhões de anos, o que revelou que esses exemplares possuíam um ouvido interno muito desenvolvido, uma característica relacionada com a coordenação dos olhos e cabeça.

Os resultados deste trabalho foram publicados na revista PLoS One e dele participaram pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha. O estudo foi feito em fósseis encontrados no Níger em 2006 e pertencem ao Jurássico Médio, informa o CSIC em comunicado.

A descoberta sugere que este dinossauro, apesar de ser um animal de menor agilidade que seus ancestrais, apresentava um aparelho vestibular (conjunto de órgãos do ouvido interno) considerável.

A nota indica que os spinophorosaurus eram quadrúpedes herbívoros de pescoço longo que costumavam alcançar 15 m de comprimento e cujas caudas apresentavam protuberâncias ósseas como espinhos.

O aparelho vestibular constitui a base do sentido do equilíbrio e possui três canais semicirculares encarregados de detectar a aceleração angular da cabeça. Esses canais são mais alongados em animais ágeis e mais curtos nos mais lentos.

O trabalho contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha, da Universidade de Ohio (EUA) e da Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha).

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra