Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ciência

Publicidade

O Rio Amarelo era "amarelo" porque atravessava um deserto: a China plantou tantas árvores que mudou sua cor

Especialistas acreditam que, querendo ou não, o rio voltará à sua cor

25 ago 2026 - 15h08
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Historicamente conhecido como o rio mais turvo do mundo devido aos sedimentos de áreas desérticas, o Rio Amarelo, berço da civilização chinesa, está perdendo sua cor característica. A tonalidade amarelada, fruto de toneladas de poeira e silte carregadas pelas monções ao longo de milênios, foi drasticamente alterada após um massivo projeto de plantio de árvores na China, que conteve a erosão do solo e clareou suas águas.
Rio Amarelo
Rio Amarelo
Foto: Imagem: Fading / Xataka

Quando a dinastia Han da China começou a contar histórias, chamava-o apenas de "rio". Não era preciso mais do que isso: aquele era o rio por definição, o berço de seu modo de vida e, ao mesmo tempo, o "flagelo de seus filhos". Daquele momento em diante, quando vissem outro curso de água, sempre teriam em mente aquele que os mongóis batizaram de "rio Rainha".

Mas nenhum seria igual àquele.

O rio dos Han sempre foi um rio estranho, sujo (o "mais turvo do mundo", na verdade) e, por isso, desde muito cedo passou a ser chamado de Amarelo. Quem poderia imaginar que seriam esses mesmos Han que acabariam mudando a cor do rio que os viu nascer?

E é curioso porque, ao longo de 1.165 quilômetros, ele é um rio cristalino.

O que torna o Rio Amarelo amarelo?

Durante milênios, as monções fizeram sempre a mesma coisa: depois de virar de cabeça para baixo a vida de boa parte do continente asiático, transportavam milhões de toneladas de poeira dos desertos do noroeste da China e as depositavam em um planalto de 640 mil quilômetros quadrados.

O resultado foi uma camada de mais de 100 metros de espessura de silte eólico: uma terra extremamente fértil, mas que desmorona rapidamente quando fica úmida. Foi ali, de fato, que surgiu a agricultura no Neolítico chinês.

Durante milhares de anos, cerca de 90% dos sedimentos que tradicionalmente eram carregados pelo rio "mais turvo do planeta" vinham desse planalto. O problema é que o rio está perdendo a cor. A carga passou de 1,6 bilhão de toneladas por ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Iñaki Gabilondo: "Quando você chega a uma certa idade — a hipoteca está quitada, os filhos cresceram e você já recebeu o reconhecimento que lhe cabia —, o que o motiva?"

Brasil terá eclipse lunar "quase" total visível a olho nu na madrugada de quinta para sexta: fenômeno começa às 22h24 e terá o seu auge à 1h13 de sexta-feira, quando a sombra da Terra cobrirá quase 100% da superfície da Lua

Novo estudo observa: visões do "além" após experiências de quase morte são apenas estados alterados de consciência e falta de oxigênio no cérebro

Nem usinas nucleares, nem hospitais: estudo de Harvard revela que pilotos e comissários lideram mortes por câncer por radiação

Em 2007, um casal da Flórida comprou um enorme pântano para impedir seu desmatamento; anos depois, a natureza agradeceu

Xataka
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra