Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maior mistério da ciência atual é a matéria escura, e um cientista japonês acredita tê-la detectado

5 dez 2025 - 07h24
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Desde que Fritz Zwicky sugeriu a existência da matéria escura em 1933, ela tem sido um dos grandes enigmas da física moderna, gerando muitos debates sobre a sua existência. O pouco que sabemos sugere que essa matéria existe porque vemos sua gravidade comprimindo as galáxias, mas nunca fomos capazes de vê-la ou tocá-la, por ser invisível. Ou pelo menos, era o que pensávamos até agora.

Para "ver" essa matéria, seria preciso ser um verdadeiro super-herói, já que ela não emite, absorve ou reflete luz. Isso a torna completamente invisível para telescópios do mundo todo. Mas ela não é apenas uma pequena parte do que nos rodeia; compõe 85% da matéria total do universo.

Agora há esperança de obter mais informações sobre esse grande mistério da física graças a um estudo do Professor Tomonori Totani, da Universidade de Tóquio, que afirma ter encontrado a primeira evidência direta dessa substância elusiva.

Ele não viu diretamente com os próprios olhos, mas detectou sua "fumaça": um sinal de raios gama muito específico emanando do halo da nossa própria galáxia, a Via Láctea, que coincide de forma assustadora com as previsões teóricas sobre o comportamento da matéria escura.

Vasta quantidade de dados

Para entender a descoberta, é preciso observar o céu com olhos de raios gama. Totani utilizou um total de 15 anos de dados acumulados pelo Telescópio Espacial Fermi de Raios Gama (FGT) da NASA. Mas o fator crucial foi, sem dúvida, saber onde procurar: no halo galáctico. Ou seja, na periferia ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Longe dos holofotes, a DeepMind desenvolve uma IA que não quer fazer vídeos engraçadinhos, e sim reescrever a ciência

Cientistas explicam porque o melhor modo de preparar brócolis não é no vapor nem cru, mas no micro-ondas

Chega de sistemas complicados: esta startup francesa está reinventando o recurso de piscar os faróis para sinalizar o perigo

Este simples objeto está enchendo milhões de casas com um gás tóxico oculto — pesquisadores de Stanford alertam

A Huawei possui uma patente para a fabricação de chips de 2nm; o único problema é que se trata apenas de uma patente

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade