Honda testa foguete reutilizável que dá ré; veja
Protótipo subiu 271 metros e retornou ao local da partida
Honda realiza primeiro teste bem-sucedido de foguete reutilizável no Japão, com decolagem, subida de 271 metros e pouso quase no ponto inicial, consolidando avanços tecnológicos no setor.
A Honda lançou na terça-feira, 17, um protótipo de foguete reutilizável e que pode retornar na mesma rota em que foi lançado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Este ficou marcado como o primeiro teste de lançamento e pouso realizado pela empresa com o objetivo de demonstrar tecnologias essenciais para a reutilização de foguetes, como estabilidade de voo durante a subida e a descida, bem como capacidade de pouso.
No voo, que durou menos de 1 minuto, o veículo subiu 271 metros e pousou a apenas 37 centímetros fora do local inicial.
O teste aconteceu em Taiki Town, no Japão, e colocou à prova os inúmeros experimentos da Honda nos últimso anos até chegar em um equilíbrio ideal nos modelos de combustão e de controle de voo.
Segundo a empresa, todo o teste foi monitorado e os dados, computados para ampliar o conhecimento no projeto e melhorar versões futuras.
"Estamos satisfeitos que a Honda tenha dado mais um passo à frente em nossa pesquisa sobre foguetes reutilizáveis com a conclusão bem-sucedida de um teste de lançamento e pouso. Acreditamos que a pesquisa de foguetes é um empreendimento significativo que alavanca os pontos fortes tecnológicos da Honda", disse Toshihiro Mibe, CEO global da Honda em comunicado.
Não há previsão para o próximo teste, mas acredita-se que a cada tentativa a empresa deve aumentar a amplitude e distância do voo.