PUBLICIDADE

Filhote de rinoceronte criticamente ameaçado nasce na Indonésia

29 nov 2023 - 13h01
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 25 de novembro, um rinoceronte-de-sumatra macho saudável nasceu em um santuário no oeste da Indonésia. O acontecimento tem sido considerado uma excelente notícia para os pesquisadores, uma vez que a espécie está criticamente ameaçada de extinção. Segundo dados do World Wildlife Fund (WWF) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), restam menos de 50 rinocerontes-de-sumatra no mundo. 

A mamãe de 7 anos, chamada Delilah, deu à luz o filhote de 25 kg no Santuário de Rinocerontes-de-Sumatra do Parque Nacional Way Kambas (SRS TNWK), na própria ilha de Sumatra. De acordo com os funcionários do local, o nascimento ocorreu cerca de 10 dias antes da data prevista para a vinda do bebê. O pai do pequenino rinoceronte chama-se Harapan, que nasceu no Zoológico e Jardim Botânico de Cincinnati, nos Estados Unidos, antes de ser transferido para Sumatra. 

Preocupações com a espécie

(Fonte: GettyImages)
(Fonte: GettyImages)
Foto:  GettyImages  / Mega Curioso

Segundo os pesquisadores envolvidos no parto, existia um grande medo pelo fato de Delilah ter tido um filho pela primeira vez em sua vida. "Você nunca sabe se uma mãe de primeira viagem saberá o que fazer, mas Delilah trouxe aquele bezerro ao mundo e começou a amamentá-lo sem barulho ou alarde. É um evento incrível que dá esperança ao futuro desta espécie criticamente ameaçada", disse a diretora-executiva da International Rhino Foundation, Nina Fascione, num comunicado de imprensa.

Os rinocerontes-de-sumatra são os menores de todas as espécies de rinocerontes, pesando entre 450 e 545 kg e medindo cerca de 1,5 metro de altura. Esses animais possuem dois chifres, que vão do cinza-escuro ao preto, geralmente muito lisos e que formam um cone fino curvado para trás. Contudo, a caça furtiva, o comércio ilegal de chifres de rinocerontes e as alterações climáticas levaram estes mamíferos à beira da extinção. 

Segundo a Lista Vermelha da IUCN, eles estão atualmente extintos em Bangladesh, Butão, Brunei, Camboja, Índia, Laos, Malásia, Tailândia e Vietnã — lugares por onde já circularam no passado. Estudos não sabem dizer ao certo se eles continuam presentes em Mianmar. 

Sucesso no parto

(Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Florestas da Indonésia)
(Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Florestas da Indonésia)
Foto:  Ministério do Meio Ambiente e Florestas da Indonésia  / Mega Curioso

De acordo com os cientistas, partos bem-sucedidos como este são raros entre a espécie. Em 2012, por exemplo, um rinoceronte macho chamado Andatu, nascido em Way Kambas, tornou-se o primeiro rinoceronte-de-sumatra nascido num santuário indonésio em mais de 120 anos. 

Há dois anos, existia apenas um casal de rinocerontes-de-sumatra em cativeiro no mundo capaz de produzir descendentes com sucesso, disse Fascione. Agora, no entanto, já são três pares disponíveis que são criadores comprovados. Isso aumenta as chances de sobrevivência da espécie a longo prazo consideravelmente. 

Conforme o Ministro Indonésio do Meio Ambiente e Florestas, Siti Nurbaya Bakar, o bezerro recém-nascido é o quinto filhote resultante de um programa de reprodução semisselvagem no parque. A nova adição eleva o rebanho de rinocerontes em Way Kambas para 10 animais. Como próxima etapa, veterinários da Yayasan Badak Indonésia e a equipe de cuidados de animais continuarão monitorando de perto Delilah e seu novo filhote enquanto eles se relacionam. 

Mega Curioso
Compartilhar
Publicidade
Publicidade