Ex-astronauta William Anders, que tirou foto icônica da Terra, morre em acidente de avião
Ex-astronauta da Apollo 8 pilotava sozinho quando caiu nas águas das Ilhas San Juan, nos EUA, aos 90 anos
O major-general aposentado William Anders, o ex-astronauta da Apollo 8 que tirou a icônica foto "Earthrise" mostrando a Terra como uma bola de gude azul sombreada vista do espaço em 1968, morreu nesta sexta-feira, 7, quando o avião que ele pilotava sozinho caiu nas águas das Ilhas San Juan, no Estado de Washington, nos EUA. Ele tinha 90 anos. Seu filho, Greg Anders, confirmou a morte à agência Associated Press.
"A família está arrasada", disse Greg Anders. "Ele era um grande piloto e sentiremos muita falta dele."
De acordo com o xerife do condado de San Juan, Eric Peter, um relatório chegou por volta das 11h40 com a informação de que um avião de modelo antigo caiu na água e afundou perto do extremo norte da Ilha Jones. Segundo a Associação Federal de Aviação (FAA na sigla em inglês), apenas Anders, que pilotava a aeronave, estava no avião.
O Conselho Nacional de Segurança dos Transportes e a FAA estão investigando o acidente.
Responsável pela primeira imagem colorida da Terra
Anders carrega a responsabilidade de ser o autor da primeira imagem colorida da Terra. Ele dizia que essa teria sido sua contribuição mais significativa para o programa espacial, dado o impacto filosófico ecológico que o registro teve. Na missão, ele foi o responsável por garantir que o módulo de comando e o módulo de serviço da Apollo 8 funcionassem.
A foto é considerada uma das mais importantes da história moderna, porque mudou a forma como os humanos viam o planeta.
O senador do Arizona Mark Kelly, que também é astronauta aposentado da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, usou o X (antigo Twitter) para ressaltar este feito e lamentar a morte do colega.
"Bill Anders mudou para sempre nossa perspectiva de nosso planeta e de nós mesmos com sua famosa foto do nascimento da Terra na Apollo 8. Ele inspirou a mim e a gerações de astronautas e exploradores. Meus pensamentos estão com sua família e amigos", escreveu o senador.
Em relato, o ex-astronauta chegou a contar como a Terra, vista do espaço, parecia frágil e aparentemente insignificante fisicamente - mas ainda assim um lar.
"Estávamos andando de costas e de cabeça para baixo, não vimos realmente a Terra ou o Sol, e, quando rolamos e demos a volta, vimos o primeiro nascer da Terra", disse ele. "Isso certamente foi, de longe, a coisa mais impressionante. Ver este orbe muito delicado e colorido que para mim parecia um enfeite de árvore de Natal surgindo sobre esta paisagem lunar feia e austera realmente contrastava".
Bill Anders forever changed our perspective of our planet and ourselves with his famous Earthrise photo on Apollo 8. He inspired me and generations of astronauts and explorers. My thoughts are with his family and friends. https://t.co/duYdSbSZ0C
— Senator Mark Kelly (@SenMarkKelly) June 8, 2024
Em uma entrevista concedida em 1997, o ex-astronauta disse também que não achava que a missão Apollo 8 fosse isenta de riscos, mas que havia importantes razões nacionais, patrióticas e de exploração para prosseguir com o projeto. Ele estimou que as três situações - a tripulação não conseguir voltar, a missão ser um sucesso, ou a missão não começar - tinham as mesmas chances de acontecer.
Na ocasião, ele até comparou a situação com Cristóvão Colombo, ao dizer que o explorador navegou com probabilidades piores./COM ASSOCIATED PRESS