Enorme oásis murado de 4.000 anos é descoberto na Arábia Saudita

Longas muralhas construídas em torno de um oásis no norte do Deserto da Arábia na Idade do Bronze foram identificadas por uma combinação de métodos científicos

15 jan 2024 - 16h15

Arqueólogos encontraram um forte da Idade do Bronze, de 4 mil anos atrás, circundando um oásis no Deserto da Arábia. De proporções enormes, ele se tornou o segundo maior oásis fortificado da Arábia Saudita, e sua idade prova a complexidade e sofisticação social dos habitantes da região em tempos tão antigos quanto a pré-história. A descoberta ocorreu graças a cientistas do Centro Nacional Francês de Pesquisas Científicas (CNRS).

Foto: Khaybar LDAP/M. Bussy & G. Charloux / Canaltech

Praticamente todas destruídas, as muralhas foram datadas entre 2.250 a.C. e 1950 a.C., época em que oásis eram comuns na região e seus habitantes eram populações humanas sedentárias. O local, conhecido como oásis de Khaybar, nunca teve restos dos muros encontrados, apenas uma fortaleza do período islâmico no centro do uádis — leito seco de rio onde as águas correm somente na estação chuvosa.

Descobrindo o oásis fortificado

Descobrir o grande feito de engenharia do passado foi, segundo os cientistas responsáveis, "um desafio científico considerável", já que envolveu diversos métodos, como sensoriamento remoto (estudo da radiação emitida à longa distância via satélites), análises arquitetônicas, estratigrafia (estudo das camadas do solo) e pesquisas de campo.

Indicações dos locais por onde a muralha do oásis de Khaybar teria passado, há 4.000 anos (Imagem: Khaybar LDAP/M. Bussy & G. Charloux)

Os resultados levaram à estimativa de uma enorme fortificação com 14,5 km de comprimento, 1,7 a 2,4 metros de espessura e 5 metros de altura. Pouco mais de metade desse comprimento ainda existe, embora em ruínas. Khaybar foi identificado como um oásis murado que fez parte de uma rede de assentamentos fortificados no noroeste da Arábia, nos permitindo saber mais sobre a ocupação humana na região e sua complexidade no período pré-islâmico.

De acordo com os pesquisadores, a estrutura teria durado séculos até ser desmantelada ou substituída por outras construções, e foi levantada provavelmente por populações autóctones como forma de demarcar e ostentar o território onde se estabeleceram. Com 4.000 anos, no entanto, Khaybar ainda fica longe de rivalizar com a mais antiga fortaleza do mundo, com 8.000 anos, encontrada recentemente na Sibéria.

Fonte: Journal of Archaeological Science: Reports