PUBLICIDADE

Copenhague é melhor momento de atuar, diz presidente da COP-15

7 dez 2009 - 15h37
(atualizado às 17h51)
Compartilhar

A presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Cop15), a dinamarquesa Connie Hedegaard, afirmou nesta segunda-feira que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), realizada em Copenhague, na Dinamarca, é a melhor chance do mundo combater o aquecimento global. "É o momento de atuar. Sei que há muitos obstáculos. Mas depende de nós, dos que estão nesta sala. E é factível", considerou.

A ex-ministra dinamarquesa e presidente da COP-15, Connie Hedegaard, discursa em Copenhague
A ex-ministra dinamarquesa e presidente da COP-15, Connie Hedegaard, discursa em Copenhague
Foto: Reuters

"Nem a ciência foi nunca tão clara, nem as soluções tão abundantes, nem a vontade política tão forte", disse Hedegaard, que acrescentou que "passarão anos" até que se volte a dar uma conjunção de fatores como essa, se é que chegará a ocorrer. "Chegou o momento de dar ao mundo o rumo correto, enquanto ainda estamos em tempo", explicou.

Ao lado do secretário executivo da convenção, Yvo de Boer, Hedegaard disse ter certeza que a conferência "fará história, mas é preciso garantir que seja a história correta". Ela também negou que o governo dinamarquês trabalhe com apenas um texto provisório para o acordo climático e explicou que há "vários textos de consulta" que vieram sendo discutidos no processo de negociação.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Com agências internacionais

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade