Cientistas descobrem novas espécies de "sapos dançarinos"

10 mai 2014 - 13h36
<p>Durante o acasalamento, macho balança, alonga e estende as pernas, chutando a fêmea</p>
Foto: AP

Cientistas indianos dizem ter descoberto 14 novas espécies dos chamados "sapos dançarinos" nas florestas no sul do país. Os anfíbios ganharam esse nome por causa dos movimentos feitos durante o acasalamento, quando o macho dá vários "chutes" nas fêmeas.

No entanto, os cientistas alertaram que 80% dos sapos das novas espécies descobertas vivem fora de áreas de proteção ambiental e seus habitats estão sendo destruídos. As descobertas foram resultado de mais de 12 anos de pesquisas nas florestas ao sul da Índia.

"Trata-se de uma descoberta surpreendente de um grande número de espécies", afirmou Sathyabhama Das Biju, cientista responsável pelas pesquisas. Em entrevista a BBC Tamil, o serviço em tamil (língua falada na Índia) da BBC, Das Biju disse que "a singularidade dessas novas espécies é que podemos cientificamente chamá-las de 'balança-pés'. É assim que os machos atraem as fêmeas durante a temporada de acasalamento", afirmou.

O 'balança-pés' consiste numa série de movimentos praticados pelo macho. Durante o acasalamento, ele balança, alonga e estende as pernas, chutando a fêmea. As descobertas dos cientistas foram publicadas na revista científica Ceylon Journal of Science e decorre de uma pesquisa conduzida numa cadeia de montanhas que se estende por todo o Estado de Maharashtra, paralela à costa oeste da Índia.