Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Catarata do Estreito da Dinamarca: a maior cachoeira do mundo está embaixo da água

11 nov 2023 - 19h01
Compartilhar
Exibir comentários

Pode parecer esquisito, mas a maior cachoeira do mundo está localizada embaixo d'água. Com impressionantes 3,5 km de altura, a Catarata do Estreito da Dinamarca, que fica em meio ao oceano entre a Islândia e a Groenlândia, é a maior do mundo conforme dados do Guinness World Records.

Localizada abaixo do Estreito da Dinamarca, ela se caracteriza pela queda de água do Mar da Groenlândia, mais frio e denso, em direção ao Mar de Irminger, na região do Atlântico Norte, que tem águas um pouco mais quentes. Com este tamanho, a formação é mais de três vezes mais alta do que a cachoeira de Salto Ángel, na Venezuela, com seus 979 metros.

Descoberta em 1989, a cachoeira subaquática gigante transporta em torno de 5 milhões de m³ de água por segundo. Este volume equivale a quase 2 mil Cataratas do Niágara, quando o agrupamento situado na parte leste da América do Norte, na fronteira entre Estados Unidos e Canadá, está no seu pico de fluxo.

Localização da gigante catarata subaquática. (Fonte: Universidade de Barcelona/Divulgação)
Localização da gigante catarata subaquática. (Fonte: Universidade de Barcelona/Divulgação)
Foto:  Universidade de Barcelona/Divulgação  / Mega Curioso

A Catarata do Estreito da Dinamarca também se impõe pela enorme largura. Ela se expande por nada menos que 160 km de extensão, se aproximando da área que foi palco de um confronto naval marcante da Segunda Guerra Mundial, envolvendo embarcações da Marinha Real britânica e da Marinha alemã, ocorrido em maio de 1941.

Como ela é formada?

A cachoeira dinamarquesa é notável pelo seu tamanho impressionante e também por nascer embaixo d'água. A princípio, o surgimento de uma queda d'água submarina pode soar estranho, mas há uma explicação simples para que ela seja formada no oceano.

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), a formação de cachoeiras no mar, como a Catarata do Estreito da Dinamarca, tem relação com a diferença de temperatura da água entre as duas regiões separadas por ela.

Infográfico mostra como a maior cachoeira do mundo se forma no fundo do mar. (Fonte: NOAA/Divulgação)
Infográfico mostra como a maior cachoeira do mundo se forma no fundo do mar. (Fonte: NOAA/Divulgação)
Foto:  NOAA/Divulgação  / Mega Curioso

Mais densa, a água fria que vem dos mares nórdicos encontra a mais quente do Mar de Irminger ao fluir em direção ao sul e acaba afundando. Com isso, a porção gelada é forçada abaixo da área de temperatura mais amena, fluindo acima de uma grande cordilheira submarina no Estreito, gerando o fluxo descendente gigantesco.

A ameaça das alterações climáticas

Com o aquecimento global, os oceanos estão ficando cada vez mais quentes, reduzindo a formação de gelo marinho. O resultado disso é uma queda no volume de água fria e densa que ajuda na formação das cachoeiras subaquáticas, colocando o belo fenômeno natural em risco.

Uma expedição para conhecer melhor a Catarata do Estreito da Dinamarca está programada para acontecer entre julho e agosto de 2024, com o objetivo de verificar suas condições atuais. O projeto é liderado pela Universidade de Barcelona, na Espanha.

Mega Curioso
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade